HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONSTRUÇÃO DE UMA BASE DE DADOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROTESTANTE

Autores/as

  • Josué dos Santos Alves Universidade Tiradentes
  • Bruna Marques de Oliveira Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Impressos Protestantes, Base de Dados da História da Educação Protestante, Século XIX

Resumen

Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais. Pretende criar a Base de Dados da História da Educação Protestante. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2007), com o método indiciário, em Nascimento (2007), para tratar de instituições protestantes e, em Faria Filho (2000), por tratar da relação da História da Educação com as novas tecnologias. A investigação propõe a criação de uma base de dados digital sobre a educação protestante, disponibilizando impressos que circularam no Brasil oitocentista, a difusão de títulos, os temas abordados, editoras e ano de publicação, bem como a importância da ação de protestantes na produção, circulação e usos de impressos e sua relação com a educação brasileira.

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Biografía del autor/a

Josué dos Santos Alves, Universidade Tiradentes

Graduando em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Tiradentes

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Alves, J. dos S., Oliveira, B. M. de, & Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2018). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONSTRUÇÃO DE UMA BASE DE DADOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROTESTANTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8760

Número

Sección

GT12 - História da Educação