SOB OS AUSPÍCIOS DO IMPÉRIO: ASPECTOS DA LEGITIMAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NA PROVÍNCIA DE SERGIPE

Autores

Palavras-chave:

Professores primários, Instrução pública, História da Educação, Província de Sergipe

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que forma Sergipe se inseriu nas tomadas de decisões e ações ocorridas no âmbito educacional no Brasil do século XIX, especialmente quanto às tensões educacionais. Tomou-se como base a contribuição teórico-metodológica da História Cultural e as discussões de Elias (1994, 2001) e Amorim (2014), utilizadas para ajudar a compreender como se configurou a profissão docente, além de verificar como se constituiu a organização profissional pensada para o projeto de constituição de nação para o Brasil. Utilizando como fontes documentos manuscritos como ofícios, cartas e projetos de leis identificados no acervo da Biblioteca Nacional, notou-se que havia uma crescente preocupação por parte do Governo com a preparação do profissional da educação, lançando um olhar mais atento para a figura dos professores, seus modos de atuação e condições de trabalho do professor de primeiras letras durante o período estudado. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Barbosa Pinto, Universidade Tiradentes

Graduanda em Letras/Inglês pela Universidade Tiradentes. Aluna bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (linha 2).

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIT. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. Associada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Líder da Linha 2 do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas. Integrante do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/CNPq da Universidade Tiradentes e do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS. É pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, também pela Universidade Federal de Sergipe (2008).

Gleidson Santos da Silva, Universidade Tiradentes

Graduado em História pela Universidade Tiradentes (2015). Mestrando em Educação (CAPES/FAPITEC-UNIT) pela Universidade Tiradentes/Unit. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (linha 2).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Pinto, M. B., Amorim, S. S., & da Silva, G. S. (2018). SOB OS AUSPÍCIOS DO IMPÉRIO: ASPECTOS DA LEGITIMAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NA PROVÍNCIA DE SERGIPE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8755

Edição

Seção

GT12 - História da Educação