SOB OS AUSPÍCIOS DO IMPÉRIO: ASPECTOS DA LEGITIMAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NA PROVÍNCIA DE SERGIPE
Palavras-chave:
Professores primários, Instrução pública, História da Educação, Província de SergipeResumo
Este artigo objetiva compreender de que forma Sergipe se inseriu nas tomadas de decisões e ações ocorridas no âmbito educacional no Brasil do século XIX, especialmente quanto às tensões educacionais. Tomou-se como base a contribuição teórico-metodológica da História Cultural e as discussões de Elias (1994, 2001) e Amorim (2014), utilizadas para ajudar a compreender como se configurou a profissão docente, além de verificar como se constituiu a organização profissional pensada para o projeto de constituição de nação para o Brasil. Utilizando como fontes documentos manuscritos como ofícios, cartas e projetos de leis identificados no acervo da Biblioteca Nacional, notou-se que havia uma crescente preocupação por parte do Governo com a preparação do profissional da educação, lançando um olhar mais atento para a figura dos professores, seus modos de atuação e condições de trabalho do professor de primeiras letras durante o período estudado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.