NARRATIVAS FICCIONAIS NA CIBERCULTURA: NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Verônica Alves Conceição Universidade Tiradentes
  • Cristiane Magalhaes Porto Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Josué Leite Conceição Universidade Tiradentes (UNIT)

Palavras-chave:

Narrativas na cibercultura, Narrativa literária, Mimeses, Catarse, Poiésis

Resumo

O artigo objetiva discorrer sobre a estrutura de narrativas interativas produzidas em ambientes digitais a partir dos conceitos aristotélicos de mimeses, catarse e poiesis. Estabelece algumas comparações com a estrutura das narrativas literárias tradicionais e apresenta as narrativas ficcionais na cibercultura como resultado de um processo evolutivo da literatura e do contexto sócio histórico. Metodologicamente, constitui um artigo de revisão bibliográfica, tipo conceitual com propósito de base teórica. A discussão volta-se para a importância do docente compreender essas novas narrativas como manifestação das diversas possibilidades compositivas da ficção que, na interação oportuniza pelo ambiente virtual, pode ser formulada e reformulada por meio das diversas linguagens.

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Biografia do Autor

Verônica Alves Conceição, Universidade Tiradentes

Educação; Tecnologia

Cristiane Magalhaes Porto, Universidade Tiradentes (UNIT)

Educação; Tecnologia.

Josué Leite Conceição, Universidade Tiradentes (UNIT)

Educação; Engenharia.

Referências

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Conceição, V. A., Porto, C. M., & Conceição, J. L. (2018). NARRATIVAS FICCIONAIS NA CIBERCULTURA: NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8740

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias