DELEUZE: LINGUAGEM, POLÍTICA E VARIAÇÃO
Palavras-chave:
Linguística, Língua, Maioria, Minoria.Resumo
A obra Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia se propõe a estudar as implicações da linguagem no ordenamento histórico-social por meio dos agenciamentos coletivos de enunciação, das palavras de ordem e das relações entre o plano do conteúdo (dos corpos) e da expressão (incorporais). Nesse sentido, o quarto platô analisa quatro postulados da linguística. No presente texto discorreremos a respeito do quarto postulado, analisando as suas consequências tanto no plano da língua (expressão) quanto no plano dos corpos (conteúdo). O texto se divide em quatro partes, a saber, primeira parte introdução; segunda parte, discussão acerca da relação linguística e política; terceira parte, línguas altas e baixas; quarta parte, as minorias. Para tanto, fez-se uma tentativa de apreensão dos movimentos do texto de Deleuze & Guattari, extraindo as principais propostas de discussão presentes no mesmo.
Downloads
Referências
CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht, Foris, 1981.
DELEUZE, G.; GUATARRI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1995.
____________. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
LABOV, William (1974). Estágios na aquisição do inglês standard. In.: FONSECA, M. e NEVES, M. (orgs.). Sociolinguística. Rio de Janeiro: Eldorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.