JOGOS DE EMPRESA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: UM MAPEAMENTO TECNOLÓGICO

Autores

  • Clauberto Rodrigues de Oliveira Universidade Tiradentes
  • Érica Emília Almeida Fraga Universidade Tiradentes
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação, Jogos, Tecnologia.

Resumo

A utilização de jogos de empresas na aprendizagem de alunos do curso de administração, possibilita a inserção de tecnologias no processo de ensino aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento da formação de administradores. O objetivo deste trabalho realizar um mapeamento tecnológico por meio de patentes relacionadas a jogos empresariais, com o intuito de análise sobre o uso dos jogos de empresas como ferramenta educacional. Com relação à metodologia, a pesquisa realizou um mapeamento através do levantamento dos depósitos de patentes na base do INPI, utilizando as palavras jogos empresariais. Foram analisados os depósitos entre 2000 a 2017, destacando que a maioria dos depósitos foram realizados por empresas, o que mostra que ainda é necessário estimular a pesquisa nas universidades, visto que jogos empresariais são importantes ferramentas de ensino e aprendizagem de alunos do curso de administração.

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Biografia do Autor

Clauberto Rodrigues de Oliveira, Universidade Tiradentes

Doutorando e Mestre em Biotecnologia Industrial. Docente da Universidade Tiradentes

Érica Emília Almeida Fraga, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Saúde e Ambiente, pela Universidade Tiradentes, Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual, pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França, Sergipe. Pós-graduada em Artes Culinárias pelo Centro de Formacion Profesional Mausi Sebess, Argentina. Pós-graduada em Gastronomia e Gestão em Serviços de Alimentação pela Faculdade Serigy, Sergipe. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Participa do grupo de pesquisa em Administração, na linha de empreendorismo/UNIT. Professora do Curso de Administração da Universidade Tiradentes (UNIT). 

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS). Especialista em MBA em Logística e Operações (FSLF). Graduada em Administração (FJAV). Atualmente é bolsista de doutorado da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe

Referências

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira, C. R. de, Fraga, Érica E. A., & Cruz, C. A. B. da. (2018). JOGOS DE EMPRESA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: UM MAPEAMENTO TECNOLÓGICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8732

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias