XADREZ: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Antenor Oliveira Silva Neto, Tamara Cardoso Bastos Santos

Resumo


A aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual acontece de uma forma diferente das pessoas que não possuem deficiência. É preciso utilizar-se de mecanismos e estratégias diferentes para que o processo educacional ocorra de maneira eficiente e satisfatória. Neste estudo, definimos como objetivo identificar os benefícios do jogo de xadrez para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma sala de recurso multifuncional com alunos diagnosticados com deficiência intelectual leve e moderada. A metodologia foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Podemos afirmar que a prática regular do xadrez, feita de forma planejada e organizada, influencia positivamente a aquisição cognitiva das pessoas com deficiência intelectual, melhorando a concentração, memorização e raciocínio lógico.


Palavras-chave


Aprendizagem; Deficiência Intelectual; Xadrez

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