PRÁTICAS LETRADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL
Palavras-chave:
Práticas Letradas, Formação de professor, Língua EspanholaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma oficina elaborada e aplicada por alunos de graduação meio do projeto de extensão intitulado “Práticas Letradas: O projeto CLIC/UFS” vinculado à Universidade Federal de Sergipe. Consideramos que o mundo contemporâneo exige múltiplas práticas de letramentos que são produtos da história, da cultura, e dos discursos (BUZEN, 2014). Diante desse cenário, foram realizadas reuniões teóricas com alunos de graduação, baseadas em gêneros textuais (MARCHUSCHI, 2008); práticas letradas (SOARES, 2002; BUZEN, 2014), para que os discentes pudessem explorar as possibilidades de realização das práticas letradas em sala de aula, partindo de um gênero textual. Na oficina aqui analisada foram explorados os gêneros poema e poesia e as práticas letradas dos envolvidos por meio do tema gerador ‘o papel do negro na literatura’. Metodologicamente, este trabalho pode ser classificado como qualitativo cunho interpretativista (ROCHA-PINTO, FREITAS e MAISONNAVE, 2008). Os resultados são animadores, pela intensiva participação dos envolvidos, bem como, as práticas de letramentos que foram exploradas. Dessa forma, considera-se pertinente a exploração das práticas letradas, partindo do estudo do gênero textual, já que este carrega traços autênticos da sociedade ao qual se vincula, contribuindo diretamente na compreensão das relações entre língua e sociedade.
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