EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUAS EM PRÁTICAS DE INTERAÇÃO ORAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA
Palavras-chave:
EAD, AVA, LÍNGUA ESPANHOLA, ORALIDADE.Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar o desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e os métodos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, para se desenvolver as práticas e interações orais nas disciplinas de língua espanhola do curso de Licenciatura em Português-Espanhol, modalidade EAD, tendo como universo de análise o curso em questão oferecido pela Universidade Tiradentes, especificamente, no polo de Nossa Senhora das Dores/SE. Foram aplicados questionários aos alunos do referido polo e, para consolidar a presente análise, o autor deste trabalho levantou questionamentos sobre como acontecem os momentos de prática e interação oral mediada, e quais os métodos utilizados para alcançar tais momentos.Downloads
Referências
CHERMANN, Maurício & BONINI, Luci Mendes. Educação a distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. Universidade Braz Cubas, s/d (2000).
CORRÊA, Cynthia Harumy Watanabe. A complexidade do conceito de interação mediada por computador: para além da máquina. UNIrevista – vol. 1, nº 3, 2006.
FRANCO, Claudio Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
GARRIDO, Javier García. La ruta de la lengua española: una web para la enseñanza-aprendizaje de español como lengua extranjera. Universidad de Salamanca, 2000.
HACK, Josias Ricardo & ESTIVALET, Gustavo Lopez. Ensino de língua estrangeira a distância: reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral. Anais do VII congresso internacional da Abralin. Curitiba: 2011.
ÍSLANDS, Háskóli. Internet en la enseñanza del español como lengua extranjera: posibilidades y retos de su aplicación en el aula. Sigrún Magnúsdóttir, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.
LEFFA, Vilson. J. . A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36.
LEFFA, Vilson. J. . Interação simulada: Um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual. In: Vilson J. Leffa. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2006, v. 1, p. 181-218.
LUZ, Emeli Borges Pereira. A autonomia no processo de ensino e aprendizagem de línguas em ambiente virtual (teletandem). Dissertação de Mestrado. São José do Rio Preto: 2009.
MATOS, Eclivaldo de Souza. A revolução da técnica: Análise de Possibilidades para a Educação Mediada por Computador. Anais do XXVIII congresso da SBC. Belém do Pará: 2008.
PIÑOL, M. C. Presencia (y ausencia) de los hipermedios y de los géneros electrónicos en las Webs para la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera (ELE). Revista Electrónica de Didáctica español lengua extranjera, n. 6. Disponível em <http://www.sgci.mec.es/redele/revista/cruz pinol.shtml, 2004>.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. Disponível em <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/404nOtF0und/404_45.htm>.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática: consequências sociais da segunda revolução industrial. São Paulo: Brasiliense, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.