FICÇÃO CIENTÍFICA E NARRATIVAS TRANSMÍDIA APLICADAS A EDUCAÇÃO: NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA
Palavras-chave:
Educação. Ficção Científica. Narrativa Transmídia.Resumo
A educação passou por muitas transformações ao longo dos últimos tempos, levando em consideração o surgimento de novas estratégias de ensino que buscam melhorar o aprendizado do aluno. Mas conseguir que o aluno se interesse e desperte o hábito de estudar fora da sala de aula, principalmente quando o componente curricular é ciências, se tornou um grande desafio para os professores. Os alunos estão cada vez mais envolvidos na convergência, preferindo dar atenção aos seus aparatos tecnológicos que na aula tradicional. Desta forma, o presente artigo resulta das considerações feitas a partir de uma pesquisa exploratória e de natureza bibliográfica. Logo, tem-se como objetivo fazer uma reflexão sobre a utilização de narrativas transmídia relacionadas à ficção científica para envolver o aluno a ponto de despertar seu interesse e estimular sua criatividade e socialização – melhorando o seu aprendizado.
Downloads
Referências
CARVALHO, L. Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade: Jovens e Fanfictions. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56394/000860576.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 jun. 2017.
FALCÃO, Barbara. A narrativa transmídia como instrumento de mediação pedagógica: o papel do professor no contexto das novas tecnologias, 2011 Disponível em: <https://professorabarbarafalcao.wordpress.com/2011/05/31/a-narrativa-transmidia-como-instrumento-de-mediacao-pedagogica-o-papel-do-professor-no-contexto-das-novas-tecnologias/>. Acesso em 17 mar. 2017.
FERREIRA, Júlio; RABONI, Paulo. A Ficção Científica de Júlio Verne e o Ensino de Física: uma análise de “vinte mil léguas submarinas”. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n1p84/24487>. Acesso em 9 fev. 2017.
FERREIRA, Paula. Pesquisa aponta retrocesso no aprendizado do ensino médio brasileiro. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/pesquisa-aponta-retrocesso-no-aprendizado-do-ensino-medio-brasileiro-20788792>. Acesso em 29 jan. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOSCIOLA, Vicente; VERSUTI, Andrea. Narrativa transmídia e sua potencialidade na educação aberta, 2012. Disponível em: < http://oer.kmi.open.ac.uk/wp-content/uploads/cap08_redeice.pdf >. Acesso em 1 abr. 2017.
JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. Disponível em: <http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/viewFile/375/pdf>. Acesso em 14 jun. 2017.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. – 2. Ed. – São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling. <https://www.technologyreview.com/s/401760/transmedia-storytelling/>. Acesso em 17 fev. 2018.
LORENZETTI, Maurício; SANTOS, José Júnior dos; ESTUANI, Geovana Mulinari. Ficção Científica no Ensino de Ciências - relato de experiência. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0342-1.pdf>. Acesso em 9 fev. 2017.
LYRIO, Elton. Crianças passam de ano sem saber ler e escrever. Disponível em:: <https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2016/06/criancas-passam-de-ano-sem-saber-ler-e-escrever-1013951504.html>. Acesso em 17 fev. 2018.
MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas, 2013 Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_3.pdf>. Acesso em 9 mar. 2017.
MONROE, Camila. Como trabalhar com filmes de ficção científica em sala de aula. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/589/como-trabalhar-com-filmes-de-ficcao-cientifica-em-sala-de-aula>. Acesso em 25 fev. 17.
PIASSI, L. A Ficção Científica e o Estranhamento Cognitivo no Ensino de Ciências: Estudos Críticos e Propostas de Sala de Aula. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/11.pdf>. Acesso em 9 fev. 2017.
PORTO, Cristiane de Magalhães; BENIA, Renata Tavares. Fanfics como Ferramentas Colaboradoras na Educação pelo Conhecimento Informal. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3565-1.pdf>. Acesso em 12 nov. 2017.
ROCHA, A. Ideologia e dialogismo: o que de Bakhtin cabe na sala de aula?. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao19/reflexoes/reflexoes_ensino_linguas_02.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2016.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano, 2003. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/229/174>. Acesso em 2 mar. 2017.
SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas transmedia: 15 principios, 2010. Disponível em: <http://hipermediaciones.com/2010/02/04/narrativas-transmedia-15/>. Acesso em 7 mar. 2017.
SOUZA, R. M.; GOMES, E. F.; PIASSI, L. P. O Robô de Júpiter: o ensino de ciências mediado pela ficção científica. Disponível em: <http://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/78/77>. Acesso em 9 fev. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.