O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NOS TRANSTORNOS DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Luzia Almeida de Oliveira SEED
  • Maria Inês Santana Oliveira
  • Gladson de Oliveira Santos

Palavras-chave:

Transtornos de leitura e escrita, psicopedagogia, necessidades educacionais, avaliação e intervenção psicopedagógica

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir aspectos relevantes da atuação psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem da leitura e da escrita. Realizou-se pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, referente à tipologia e principais características dos transtornos da leitura e da escrita, bem como a importância do enfrentamento psicopedagógico. Constatou-se que a educação precisa deixar de interpretar os transtornos de aprendizagem como barreiras intransponíveis e passar a buscar o desenvolvimento do educando, em suas especificidades. Para isso, faz-se necessário a formação de professores preparados para lidar com as alterações de aprendizagem, tendo em vista que, inicialmente, a escola participará nos processos de identificação e adaptação terapêutica dos distúrbios. 

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Biografia do Autor

Luzia Almeida de Oliveira, SEED

Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB, graduada em História-Licenciatura pela UFS,  Professora da rede estadual de Sergipe e discente do curso de pós-graduação em Especialização Em Psicopedagogia Clínica E Institucional

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Almeida de Oliveira, L., Santana Oliveira, M. I., & Santos, G. de O. (2018). O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NOS TRANSTORNOS DA LEITURA E DA ESCRITA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8706

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade