O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NOS TRANSTORNOS DA LEITURA E DA ESCRITA
Palavras-chave:
Transtornos de leitura e escrita, psicopedagogia, necessidades educacionais, avaliação e intervenção psicopedagógicaResumo
O objetivo desse trabalho é discutir aspectos relevantes da atuação psicopedagógica frente aos distúrbios de aprendizagem da leitura e da escrita. Realizou-se pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, referente à tipologia e principais características dos transtornos da leitura e da escrita, bem como a importância do enfrentamento psicopedagógico. Constatou-se que a educação precisa deixar de interpretar os transtornos de aprendizagem como barreiras intransponíveis e passar a buscar o desenvolvimento do educando, em suas especificidades. Para isso, faz-se necessário a formação de professores preparados para lidar com as alterações de aprendizagem, tendo em vista que, inicialmente, a escola participará nos processos de identificação e adaptação terapêutica dos distúrbios.
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