RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DAS CONSTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Psicopedagogia Institucional. Dificuldade e Transtornos de Aprendizagem. Formação Docente.Resumo
A Psicopedagogia Institucional tornou-se uma área de atuação de grande relevância nos espaços escolares, pois as dificuldades de aprendizagem fazem parte da escola e os profissionais ainda enfrentam muita dificuldade em lidar com elas. Com isso, este texto tem como foco relatar uma experiência de Estágio Supervisionado que ocorreu durante a realização do Curso em Psicopedagogia Clínica e Institucional. A intervenção ocorreu no Núcleo de Assistência Psicopedagógica – NAPp, ligado ao Serviço de Educação em Direitos Humanos - SEDH da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Sergipe. A atuação contou com observação participante, entrevistas, pesquisa documental e formação docente. Tendo em vista as necessidades prementes do Núcleo a maior ação realizada foi a de formação docente que contou com a participação de 278 (duzentos e setenta e oito) docentes.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Código de Ética e Estatuto. São Paulo:1996.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
IAMAGUTI, Simone Silveira Peruzzi. TDAH: Integrando à Educação e à Saúde uma Visão Psicoeducativa. Revista Brasileira de Educação e Cultura. Centro de Ensino Superior de São Gotardo, 2011.
MOOJEN S.; FRANÇA, M.P. Dislexia: visão fonoaudiológica e psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2016.
NOFFS, Neide de Aquino et al. Proposta de atuação Psicopedagógica na diretoria Municipal de Educação de Cajamar. Revista Psicopedagogia, 2014.
OHLWEILER, Lygia. Introdução aos Transtornos da Aprendizagem. In.: Org(s): ROTTA, Newra Tellechea.; OHLWEILER, Lygia.; RIESGO, Rudimar dos Santos.; Transtornos de Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016. 274-286.
OLIVEIRA, A. A. S. Adequações curriculares na área de deficiência intelectual: algumas reflexões. OLIVEIRA, A. A. S.; OMOTE, S.; GIROTO, C. R. M. (Orgs.). Inclusão escolar: as contribuições da Educação Especial. 1.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; Fundepe, 2008b, v.1, p.129-154.
PAZ, Cláudia Terra Nascimento. Psicopedagogia Institucional: possibilidades, práxis e desafios. In.: CAIERÃO, Iara; KORTMANN, GlLCA Lucena; A Prática Psicopedagógica: processos e percursos do aprender. WAK editora: Rio de Janeiro, 2015.
ROTTA, Newra Tellechea. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Aspectos Clínicos. In.: Org(s): ROTTA, Newra Tellechea.; OHLWEILER, Lygia.; RIESGO, Rudimar dos Santos.; Transtornos de Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016. 274-286.
SÁ, Márcia Souto M. M. et al. Introdução a Psicopedagogia. Curitiba: IESDE Brasil S/A, 2012.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE. Regimento Interno do Núcleo de Assistência Psicopedagógica. 2017.
SERGIPE. Lei nº 6.204 de 19 de setembro de 2007.
______. Secretaria Estadual de Educação. Portaria nº 304 de 2016.
TEIXEIRA, Gustavo. Manual dos Transtornos Escolares: Entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola. Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.
UNESCO. Declaração de Salamanca: princípios, políticas e prática em educação especial 1994. Disponível em: http://www.regra.com.br/educadores/salanc.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2017
WEISS, Maria Lucia L. Reflexões Sobre a Psicopedagogia na Escola. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Vol.10. Nº 21, 1991.
______. Psicopedagogia Clínica: Uma Visão Diagnóstica Dos Problemas de Aprendizagem Escolar. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
ZORZI, J. L. A intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem infantil. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.