RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DAS CONSTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Sandra Rosa Baldin Secretaria Estadual de Educação -SE

Palavras-chave:

Psicopedagogia Institucional. Dificuldade e Transtornos de Aprendizagem. Formação Docente.

Resumo

A Psicopedagogia Institucional tornou-se uma área de atuação de grande relevância nos espaços escolares, pois as dificuldades de aprendizagem fazem parte da escola e os profissionais ainda enfrentam muita dificuldade em lidar com elas. Com isso, este texto tem como foco relatar uma experiência de Estágio Supervisionado que ocorreu durante a realização do Curso em Psicopedagogia Clínica e Institucional. A intervenção ocorreu no Núcleo de Assistência Psicopedagógica – NAPp, ligado ao Serviço de Educação em Direitos Humanos - SEDH da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Sergipe. A atuação contou com observação participante, entrevistas, pesquisa documental e formação docente. Tendo em vista as necessidades prementes do Núcleo a maior ação realizada foi a de formação docente que contou com a participação de 278 (duzentos e setenta e oito) docentes.

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Biografia do Autor

Sandra Rosa Baldin, Secretaria Estadual de Educação -SE

PROFA. Ma. e Psicopedagoga. Coordenadora do Núcleo de Assistência Psicopedagógica- NAPp do Serviço de Educação em Direitos Humanos-SEDH da Secretaria Estadual de Educação. E-mail: sandrarosabaldin@yahoo.com.br   

Referências

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Baldin, S. R. (2018). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DAS CONSTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8704

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)