O ENSINO DE HISTÓRIA E A MOBILIZAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA NAS NARRATIVAS SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL

Autores

  • José Valter Castro Colégio Estadual Castro Alves - SEC/BA

Palavras-chave:

Ensino de História. Memória coletiva. Patrimônio Cultural.

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir como os alunos dos Ensino Médio mobilizam a memória coletiva para narrar um patrimônio histórico e cultural de sua comunidade. Assim, utilizando-se dos saberes proporcionados em seu espaço vivencial e dos conhecimentos históricos evidenciados nas aulas de História. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizou-se como material de análise álbuns fotográficos produzidos, em grupo, por jovens do Colégio Estadual Castro Alves-Adustina/BA. Estes álbuns são constituídos por fotografias e textos sobre um patrimônio da comunidade, previamente escolhidos pelo coletivo dos alunos. É possível evidenciar que ao mobilizar a memória coletiva do grupo e os saberes escolares discutidos nas aulas de História, os jovens produzem uma narrativa sobre o patrimônio cultural local e desenvolvem uma sensibilidade histórica quanto aos indícios e marcas do tempo presente no seu entorno.

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Biografia do Autor

José Valter Castro, Colégio Estadual Castro Alves - SEC/BA

Professor de História no Colégio Estadual Castro Alves, Licenciado em História e Mestre em Educação pela UFS (Universidade Federal de Sergipe). Participa do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (UFS).

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Castro, J. V. (2018). O ENSINO DE HISTÓRIA E A MOBILIZAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA NAS NARRATIVAS SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8687

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)