A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA COMO REFERÊNCIA DOS SABERES ESCOLARES: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICPIO DE NOVA SOURE (BA)

Autores

  • Glaucia Oliveira Carvalho
  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Educação científica, Docente.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar como os docentes de Ciências e de Biologia da educação básica percebem o ensino de ciência e da tecnologia na escola. Mas também teve como objetivos específicos: 1) analisar como os docentes de ciências e biologia abordam o tema Ciências e Tecnologia na sala de aula; 2) identificar em pesquisas brasileiras como os docentes de ciências e biologia desenvolvem o tema ciências e tecnologia no contexto da sala de aula. A presente pesquisa foi do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Para coleta dos dados foi elaborado um questionário que foi aplicado a 9 professores de Ciências e de Biologia da rede pública da educação básica de Nova Soure (BA) para que fossem coletadas informações sobre como os participantes percebem o ensino de ciências e tecnologia na escola. A pesquisa concluiu que os docentes passam a inserir em suas práticas pedagógicas a ciência e a tecnologia, por meio de problemas e questões do cotidiano da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Oliveira Carvalho

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário - UniAGES

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestre em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Centro Universitário –UniAGES.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Carvalho, G. O., & Gusmão, F. A. F. (2018). A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA COMO REFERÊNCIA DOS SABERES ESCOLARES: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICPIO DE NOVA SOURE (BA). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8664

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias