GESTÃO ESCOLAR: DO IDEAL AO REAL

Autores

  • Jeferson de Menezes Souza Centro Universitário Ages
  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão Professor Centro Universitário Ages

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gestão democrática, Estágio Supervisionado.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral: analisar as principais abordagens de gestão contemporâneas identificadas em escolas no interior da Bahia e de Sergipe pelos discentes da disciplina de Estágio Supervisionado II (gestão escolar), no período entre 2015 e 2016. Mas também teve como objetivo específico: analisar como as pesquisas brasileiras em periódicos e livros identificam as principais abordagens contemporâneas sobre gestão escolar. Para isso, foi feito inicialmente uma revisão sobre gestão e/ou administração escolar (tratados como sinônimos nesse trabalho) e posteriormente foi discutido os resultados apresentados em 22 relatórios, dos estágios supervisionados 2 em gestão escolar. Os resultados apontam que as escolas analisadas afirmam seguir a gestão democrática-participativa, porém, há uma descontinuidade entre discurso e prática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Souza, J. de M., & Gusmão, F. A. F. (2018). GESTÃO ESCOLAR: DO IDEAL AO REAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8662

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional