SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Simone Varela Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Arte, Consciência Estética, Educação Infantil.

Resumo

Este estudo, a partir de uma abordagem sócio-histórica, teve com o objetivo contribuir com o debate acadêmico referente à presença da arte na educação e, neste caso específico, o processo de ensinagem da Arte na educação Infantil.  O referencial metodológico deste artigo é composto pela pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para tanto, a discussão esteve pautada nos principais elementos que caracterizam a arte e a estética, tais como a subjetividade, os sentimentos e as concepções sobre o belo. Os resultados sinalizam as contribuições da arte no desenvolvimento da consciência estética da criança e, deste modo, enfatizam a presença da arte na Educação Infantil.   

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Biografia do Autor

Simone Varela, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes de Sergipe (UNIT). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)  – Campus Santa Inês-BA. Integrante do grupo de pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória (UNIT).  E-mail: simone.varela@si.ifbaiano.edu.br.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Varela, S. (2018). SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8651

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes