O ENSINO DA ESCRITA NA ESFERA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • MARCELA MELLO FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (FASAP)

Palavras-chave:

LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO SUPERIOR

Resumo

Considerando como problemática central as tensões vivenciadas pelos discentes em relação aos usos da linguagem no contexto acadêmico, neste estudo, descrevemos e analisamos uma prática pedagógica   ancorada em pressupostos do modelo letramentos acadêmicos, que tem como fim a produção do gênero resumo acadêmico. Buscamos criar condições para que as graduandas se inserissem na esfera acadêmica, sintuando-as na dinâmica da prática onde o gênero trabalhado se materializa. Trata-se de um relato de experiência, em uma turma de estudantes concluintes do curso de Pedagogia, de uma universidade pública. Os pressupostos teóricos fundamentais em que nos alicerçamos provêm dos estudos de Street (2014), Lea e Street (1998; 2014), Lillis (1999). Os resultados revelaram que, ainda que os graduandos desconheçam as características de alguns gêneros acadêmicos, é possível, por intermédio de um trabalho que contemple o texto como instrumento de ensino e aprendizagem, numa situação real de comunicação, inseri-los de maneira efetiva nas práticas letradas que circundam na esfera acadêmica.

PALAVRAS-CHAVE: Escrita acadêmica. Resumo acadêmico. Letramentos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

MELLO, M. (2018). O ENSINO DA ESCRITA NA ESFERA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8646

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes