O ENSINO DA ESCRITA NA ESFERA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO SUPERIORResumo
Considerando como problemática central as tensões vivenciadas pelos discentes em relação aos usos da linguagem no contexto acadêmico, neste estudo, descrevemos e analisamos uma prática pedagógica ancorada em pressupostos do modelo letramentos acadêmicos, que tem como fim a produção do gênero resumo acadêmico. Buscamos criar condições para que as graduandas se inserissem na esfera acadêmica, sintuando-as na dinâmica da prática onde o gênero trabalhado se materializa. Trata-se de um relato de experiência, em uma turma de estudantes concluintes do curso de Pedagogia, de uma universidade pública. Os pressupostos teóricos fundamentais em que nos alicerçamos provêm dos estudos de Street (2014), Lea e Street (1998; 2014), Lillis (1999). Os resultados revelaram que, ainda que os graduandos desconheçam as características de alguns gêneros acadêmicos, é possível, por intermédio de um trabalho que contemple o texto como instrumento de ensino e aprendizagem, numa situação real de comunicação, inseri-los de maneira efetiva nas práticas letradas que circundam na esfera acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita acadêmica. Resumo acadêmico. Letramentos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.