REPRESENTAÇÃO E LINGUAGEM LITERÁRIA: A AUSÊNCIA DO OUTRO NO REFLEXO DO ESPELHO

Autores

  • Sara Rogéria Santos Barbosa Faculdade São Luís de França - FSLF - docente Universidade Federal da Bahia - UFBA - doutoranda

Palavras-chave:

Educação. Linguagens. Representação Étnica Negra.

Resumo

RESUMO

Pensar a educação precisa ser, sobretudo, propiciar o acesso de todas e todos. Nesse sentido, a linguagem aparece como o canal de acesso ao conhecimento capaz de mudar sua realidade das pessoas. A escolha por este objeto nasce da necessidade de compreender a falta de representatividade étnica negra positiva nas artes renascentistas, posto que naquele momento já imperava o pensamento crítico separado do escolástico, dominante durante toda a idade média. O texto, forjado a partir da pesquisa bibliográfica acompanhada da análise de conteúdo, levou-se em consideração os pressupostos teóricos pautados na literatura comparada, na filosofia e na cultura, tendo como principais autores Butler (2015), Costa Lima (2000), Foucault (2007). Os estudos sobre representação trazidos por Foucault dão a tônica deste estudo uma vez que ele trabalha com as similitudes, perspectiva primordial para analisar como o outro é representado.

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Biografia do Autor

Sara Rogéria Santos Barbosa, Faculdade São Luís de França - FSLF - docente Universidade Federal da Bahia - UFBA - doutoranda

[1] Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2007), do  Membra do NECUFS- Núcleo de Estudos de Cultura da UFS, vinculado ao CLEPUL/Lisboa-PT - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias; membra do EtniCidades/UFBA. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia/UFBA, tendo como orientadora a professora doutora Florentina Souza, auta na eduação básica – ensinos fundamental e médio – e na educação superior como professora de linguagens na Faculdade São Luís de França. ORCID - 0000-0001-7039-9529. e-mail: sararogeria@gmail.com.com.br

Referências

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SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Barbosa, S. R. S. (2021). REPRESENTAÇÃO E LINGUAGEM LITERÁRIA: A AUSÊNCIA DO OUTRO NO REFLEXO DO ESPELHO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15416

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes