BASES HISTÓRICAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Palavras-chave, Criança. Educação. Educação infantil. Instrução elementar. Jardim de infância. Livre.Resumo
A Educação da criança, enquanto campo político, teórico e científico, se consolidou no Brasil a partir da década de 70, mas só com a Constituição Federal de 1988 vem a ser consolidada as garantias de direitos da criança, e passa a integrar o planejamento e orçamento público, através de políticas públicas. Entretanto, a pesquisa sobre a história da criança e a sistematização continua à margem das produções acadêmicas. Considerando este contexto, o presente trabalho objetiva descrever e analisar o desenvolvimento da educação da criança e a aprendizagem, nos textos de Comenius, Locke e Froebel. Desta forma, empregamos a pesquisa bibliográfica. Os principais resultados deste estudo indicam que a historiografia referente à criança, para além de ínfima, necessita ser pautada em literaturas históricas pautadas na origem da educação para expandir o conceito e a utilização das fontes, de forma a contribuir para a construção de histórias sob diversas perspectivas.
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