BASES HISTÓRICAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave, Criança. Educação. Educação infantil. Instrução elementar. Jardim de infância. Livre.

Resumo

A Educação da criança, enquanto campo político, teórico e científico, se consolidou no Brasil a partir da década de 70, mas só com a Constituição Federal de 1988 vem a ser consolidada as garantias de direitos da criança, e passa a integrar o planejamento e orçamento público, através de políticas públicas. Entretanto, a pesquisa sobre a história da criança e a sistematização continua à margem das produções acadêmicas. Considerando este contexto, o presente trabalho objetiva descrever e analisar o desenvolvimento da educação da criança e a aprendizagem, nos textos de Comenius, Locke e Froebel. Desta forma, empregamos a pesquisa bibliográfica. Os principais resultados deste estudo indicam que a historiografia referente à criança, para além de ínfima, necessita ser pautada em literaturas históricas pautadas na origem da educação para expandir o conceito e a utilização das fontes, de forma a contribuir para a construção de histórias sob diversas perspectivas.  

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Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

pinto, cândida luisa, Nascimento, A. B. do, & Ferronato, C. de jesus. (2021). BASES HISTÓRICAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15415

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos