OS JOVENS INFRATORES DO CASEM E A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLANTÃO
Resumo
Este trabalho investigativo objetiva compartilhar a experiência do projeto a Alegoria da Caverna, de Platão, com os jovens infratores da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM). Por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolveu-se, então, o projeto pedagógico, com formato singular, e sequência de estratégias de aprendizagem visando à compreensão dos principais conceitos como também o desenvolvimento de leituras de mundo marginal. Primeiramente, utilizou-se o filme A Vila (2004) como recurso didático, pois a cultura visual ajudou a ilustrar abastrações platônicas. Em segundo lugar, os alunos entraram em contato com o clássico Alegoria da Caverna, uma metáfora elaborada por Platão e contida em sua obra A República. No avançar da discussão, sempre se fazia conexão entre o filosófo e as cenas do referido filme, estratégia certeira que ajudou na ambientação do projeto pedagógico. Terceiro, aula lúdica comparando os alunos da CASEM com os prisioneiros da caverna, o que gerou impactos e surpresas. E por fim, aplicação de questionarios com o intuito de perceber os níveis de aprendizagemDownloads
Referências
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