OS JOVENS INFRATORES DO CASEM E A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLANTÃO

Autores

  • Luiz Antônio Cruz SEDUC - Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.

Resumo

Este trabalho investigativo objetiva compartilhar a experiência do projeto a Alegoria da Caverna, de Platão, com os jovens infratores da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM). Por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolveu-se, então, o projeto pedagógico, com formato singular, e sequência de estratégias de aprendizagem visando à compreensão dos principais conceitos como também o desenvolvimento de leituras de mundo marginal. Primeiramente, utilizou-se o filme A Vila (2004) como recurso didático, pois a cultura visual ajudou a ilustrar abastrações platônicas. Em segundo lugar, os alunos entraram em contato com o clássico Alegoria da Caverna, uma metáfora elaborada por Platão e contida em sua obra A República. No avançar da discussão, sempre se fazia conexão entre o filosófo e as cenas do referido filme, estratégia certeira que ajudou na ambientação do projeto pedagógico. Terceiro, aula lúdica comparando os alunos da CASEM com os prisioneiros da caverna, o que gerou impactos e surpresas. E por fim, aplicação de questionarios com o intuito de perceber os níveis de aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A VILA (The Village). USA.1h 48min . Fantasia//Suspense. Colorido. 2004.

A ALEGORIA da Caverna: A Republica, 514a-517c .In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Présocráticos a Wittgenstein. 2a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

BIBIANO, Bianca. Escolas mostram como recebem jovens infratores. 2011. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/444/escolas-mostram-como-recebem-jovens-infratores> Avesso em 9 mai 2021.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL, Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 18 set. 2015.

CRUZ, Luiz Antônio Pinto. O Despertar da Cor na Cidade Dormitório! O papel dos negros na história do Vale do Cotinguiba. Nossa Senhora do Socorro/SE. 2018. (Projeto Pedagógico do Colégio Professor Antônio Fontes Freitas).

DÁVILA, Sérgio. A Vila é metáfora do medo oficial da Era Bush. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 de set.2004. Folha Ilustrada.

MARQUES, Marcelo. Filosofia na quebrada: estudante usa gírias para democratizar ideias de grandes pensadores. 2020. Disponível em: <https://cultura.uol.com.br/noticias/9882_estudante-de-historia-e-youtuber-jovem-explica-conceitos-da-filosofia-com-linguagem-periferica.html> Acesso em 05 jun. 2021.

OLIVEIRA, Ana Maria Assis de. Adolescente infrator e as garantias fundamentais do cidadão em situação peculiar de desenvolvimento. Disponível em: <https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-149/adolescente-infrator-e-as-garantias-fundamentais-do-cidadao-em-situacao-peculiar-de-desenvolvimento/#_ftn1>

SILVA, Rodrigo. Entrevista. 2019. Disponível em < https://www.se.gov.br/noticias/Inclus%C3%A3o%20Social/retorno-aos-estudos-motiva-adolescentes-socioeducandos-da-casem> Acesso em 7 mai. 2021

ZACCARO, Nathália. Audino: um pensador para becos e vielas. 2020. Disponível em: < https://revistatrip.uol.com.br/trip/audino-um-pensador-para-os-becos-e-vielas > Acesso em 10 mar 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Cruz, L. A. (2021). OS JOVENS INFRATORES DO CASEM E A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLANTÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15414

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas