UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Alixandre Marques Cruz Universidade Federal de Sergipe
  • Hozana de Jesus Fernandes
  • Tatiana Pinheiro da Cruz

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Matemática, Formação Docente.

Resumo

Este texto resulta de uma experiência realizada no estágio supervisionado em ensino de Matemática, que objetiva refletir sobre teoria e prática. O período do estágio foi realizado pelos seguintes movimentos: observações de aulas da professora regente; planejamento e a regência de classe em vinte e quatro horas/aulas. A regência ocorreu em uma turma do 7º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS), composta por 32 alunos. A reflexão baseia-se no entendimento adotado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (BRASIL, 2002), em Pimenta (1995) e outros autores. Ao conhecermos a realidade escolar e o contato mais direto com os alunos, foi possível compreender a importância do estágio e quanto essa experiência nos possibilita tornar-se professores críticos e reflexivos.

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Referências

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PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática? São Paulo, p. 58 – 73, 1995.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Cruz, A. M., Fernandes, H. de J., & Cruz, T. P. da. (2021). UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15413

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas