UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino de Matemática, Formação Docente.Resumo
Este texto resulta de uma experiência realizada no estágio supervisionado em ensino de Matemática, que objetiva refletir sobre teoria e prática. O período do estágio foi realizado pelos seguintes movimentos: observações de aulas da professora regente; planejamento e a regência de classe em vinte e quatro horas/aulas. A regência ocorreu em uma turma do 7º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS), composta por 32 alunos. A reflexão baseia-se no entendimento adotado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (BRASIL, 2002), em Pimenta (1995) e outros autores. Ao conhecermos a realidade escolar e o contato mais direto com os alunos, foi possível compreender a importância do estágio e quanto essa experiência nos possibilita tornar-se professores críticos e reflexivos.
Downloads
Referências
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2002). Resolução CNE/CP01/2002 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Matemática. 5ª. a 8ª. séries. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília-DF: MEC/SEB/SEF. 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394/96. Brasília: 1996.
CASTRO, Patricia Aparecida Pereira Penkal de; TUCUNDUNVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A importância do planejamento das aulas para a organização do trabalho do professor em sua prática docente. ATHENA. Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008.
MENDES, Iran Abreu. Tendências metodológicas no ensino de matemática. Belém-Pará: UFPA, 2008 (EDUC/MAT, v.41).
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática? São Paulo, p. 58 – 73, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.