A geometria presente em questões do ENEM: O que as pesquisas revelam

Autores

  • Valéria De Jesus Padilha Universidade Federal de Sergipe
  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Denize da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Geometria, Provas do Enem, Mapeamento de estudos

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, cujo foco remete aos sólidos geométricos e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o artigo, apresentamos um estudo bibliográfico que identifica pesquisas brasileiras acerca de sólidos geométricos presentes em provas do Enem. Refere-se a um mapeamento, do qual selecionamos dezessete estudos em nível de mestrado e doutorado, publicados no período de 2004 a 2019. Dessas produções, a região Sudeste se destaca entre as demais regiões brasileiras e os focos temáticos revelados se configuram em três eixos: ensino-aprendizagem; provas e currículo; outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria De Jesus Padilha, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em matemática pela UFS e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS)

Referências

ALMOULOUD, S. A. et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, p. 94-108, 2004.

ARRUDA, A. G. Ensino de juros compostos, progressão geométrica e função exponencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.

BARBOZA, E. V. Geometria, Artes e tecnologia na escola em favor do processo de ensino-aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BRAZ, J. C. Funções estudadas no primeiro ano do ensino médio e suas aplicações. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.

COELHO, J. B. Geometria fractal: um olhar sobre a necessidade de inclusão na estrutura curricular do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Tocantins, Rio de Janeiro, 2015.

DALLEMOLE, J. J. A teoria dos registros de representação semiótica em um ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta metodológica explorando os conceitos de ponto, reta e circunferência no ensino médio. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015.

DUDA, R. Matemática financeira e planilhas eletrônicas: uma abordagem com a incorporação de recursos computacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.

EVANGELISTA, A. J. A situação do ensino da matemática no ensino médio do município de Lábrea – AM. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Rondônia, Rio de Janeiro, 2015.

E. FERREIRA, E. M. Análise da abrangência da matriz de referência do ENEM com relação às habilidades nos itens de matemática aplicados de 2009 a 2013. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. In: Zetetiké, ano 3, n. 4, p. 01-38, 1995.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, M. G. Geometria nas questões do Enem sob a ótica da resolução de problemas: um auxílio ao trabalho docente. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Rio de Janeiro, 2017.

LEME DA SILVA, M. C. Histórias do ensino de geometria nos anos inicias e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. 1º edição. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2021.

LEOPOLDINO, K. S. M. Sequências de Fibonacci e a Razão Áurea: aplicações no ensino básico. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

LORENZATO, S. A. Porque não ensinar Geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano III, n. 4, 1995, p.3-13.

MOTA, S. H. A. Currículo de geometria espacial do Colégio 7 de setembro: influências do vestibular da Universidade Federal do Ceará e do ENEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.

NADALON, D. O. Sólidos e superfícies de revolução com auxílio do software geogebra. 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2018.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino de geometria: uma visão histórica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP: UNICAMP, 1989.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e consequências. In: Revista Zetetiké, Campinas, n 1, 1993 p 7-17. SANTOS, M. C. dos.

RODRIGUES, J. G. L. Por que alunos do ensino médio apresentam baixo desempenho em geometria plana? 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SANTOS, N. M. S. Mosaicos: construção através do geogebra e aplicações para o ensino básico. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Rio de Janeiro, 2017.

SANTOS, R. R. Análise de erros em questões de Geometria do ENEM: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual De Maringá, Maringá, 2014.

SILVA, B. C. Identificando sinalizações referentes às expectativas de aprendizagem sobre geometria, ao término da educação básica. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SILVA, S. R. L. Proposta para a abordagem de geometria analítica via ensino híbrido. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, N. M. R. Universo cognitivo de pibidianos: uma análise a partir das relações institucionais em um curso de licenciatura matemática. 2021. Texto de Qualificação de Mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão-SE: UFS, 2021.

SOUZA, D. S. O universo explicativo do professor de matemática ao ensinar o teorema de Tales: um estudo de caso na rede estadual de Sergipe. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Coordenadoria de Pós-Graduação, Universidade Anhanguera de São Paulo. 2015. 245 fls. São Paulo: UNIAN-SP, 2015.

SOARES, D. O. Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

VERAS, J. M. Modelagem para o software Virtual-Taneb baseado na teoria da resposta ao item para avaliar o rendimento dos alunos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.

VIEIRA, S. M. S. Registros semióticos em porcentagem: análise da produção de alunos na resolução de problemas triparticionados. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2001

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Padilha, V. D. J., Rocha da Silva, N. M., & Souza, D. da S. (2021). A geometria presente em questões do ENEM: O que as pesquisas revelam. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15411

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)