FORMAÇÃO DOCENTE E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS DA CAPES

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Políticas Públicas.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo descrever a formação de professores como necessidade premente para se efetivar a educação inclusiva. Diante disso, formulou-se o presente artigo para apresentar a produção científica das pesquisas brasileiras acerca da Educação Inclusiva na plataforma da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, no período de 2016 a 2020; usando como viés metodológico um estudo exploratório de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. O presente estudo revela que embora o tema da formação de professores tenha assumido papel de relevância nas pesquisas, paradoxalmente, ocupa pouco espaço como objeto central de pesquisa, portanto, faz-se necessário que as licenciaturas se renovem e estejam preparadas para desempenhar a função de formar professores que, dentre outras habilidades, saibam lidar com a heterogeneidade posta pela inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TISCIANA SANDRA MELO LIMA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda em Educação pelo PPED/UNIT. Pós-graduada nos cursos de Magistério Superior pela Universidade Tiradentes e em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Jardins. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2003). Professora de Educação Infantil desde 2004 da Prefeitura Municipal de Japaratuba/SE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Educação infantil e fundamental. Membro do GPDACC/UNIT.

Advanusia Santos Silva de Oliveira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT). Bolsista PROCAPSI/UNIT, Professora da Rede Municipal de Aracaju/SE e do Instituto Federal de Sergipe. Pesquisadora do GPDACC/CNPQ

MARIA LUIZA DE SOUZA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT). Professora da Rede de Ensino de Educação do Estado da Bahia, na Cidade do Salvador-Ba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, História, Memorial, Educação e Identidade (GPHMEI/CNPQ).

Referências

ALMEIDA, Lucas Martins; Furtado, Maria Aparecida Silva; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Educação inclusiva: um panorama sobre o desenvolvimento e efetivação do ensino inclusivo no interior do Amazonas . Revista Prática Docente (RPD), 2020.

ALMEIDA, Verônica de Andrade Martins de. Educação inclusiva: a trajetória entre a formação docente e o cotidiano. Dissertação de Mestrado. Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”: Duque de Caxias, 2017.

ANJOS, Pollianna Garcia dos. Reflexões sobre a formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva e suas implicações no trabalho docente. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Amazonas, 2018.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição de 1988: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394) Brasília: Centro Gráfico, 1996.

CAMPOS, Ertz Ramon Teixeira et al. Educação inclusiva: um estudo sobre a percepção dos professores de uma escola em Espinosa – MG. Revista Cerrados, 2019.

CASTRO, Maria Jose Gomes da Silva . Educação inclusiva, acesso e permanência na educação básica: um estudo de caso em escola pública de Campos dos Goytacazzes/RJ. UENF, 2019.

DINIZ, Francisca Francione Nonato. Formação do professor na perspectiva da educação inclusiva: contribuições da formação inicial e continuada. UNIVÁS, 2019.

EBLING, Priscila dos Santos. Inclusão escolar e pesquisa em Educação: desafios para a formação continuada dos professores. UNISINOS, 2019.

FERRO, Marcos Batinga. Formação docente na perspectiva da inclusão educacional. Mestrado em Educação. UFS: Sergipe, 2017.

MIRANDA, Fabiana Darc. Educação inclusiva em um município do interior goiano: analise de um percurso. Dissertação pela Universidade Federal de Goias, 2019.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

MOROSINI, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista educação,v 40 n. 1, 101-116.

NARDINO, Luciane Maria de Castro. Educação inclusiva e formação de professores: experiências da escola municipal Dario de Souza Castello/Niterói/ RJ. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.

NASCIMENTO, Ilma Vieira do; CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de. A formação de professores no contexto de uma política de inclusão. Revista COCAR, 2017.

OTALARA, Aline Piccoli; DALL” ACQUA, Maria Júlia Canazza. Formação de professores para alunos público-alvo da educação especial: algumas considerações sobre limites e perspectivas . Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação. 2016.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina. A formação de professores para atuar na inclusão escolar. Journal of Research in Special Educational Needs, 2016.

PAIVA, Ivana Alves Orelli de. Inclusão e formação de professores. Dissertação pela

universidade de Lisboa, 2016.

PEZZI, Jaqueline Grasiele Vieira . Professoras iniciantes e inclusão na educação infantil: diálogos sobre trabalho e formação docente. UNIVILLE, 2017.

PICOLINI, Beatriz Ribeiro Aleluia; LAGO, Danusia Cardoso; TARTUCI, Dulceria. Professora de estudantes com deficiência, e agora? Relato de experiência antes e após formação continuada (2020) Caderno de pesquisa: pensamento educacional

POKER, Rosimar Bortolini; MELLO, Antônio dos Reis Lopes. Inclusão e formação do professor. Journal of Research in Special Educational Needs, 2016.

PRAIS, Jaqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a inclusão contribuição do Desenho Universal para aprendizagem.1. edição.Curitiba:Appris,2017.

SILVA, Raquel Souza; GIVIGI, Rosana Carla Nascimento. Formação continuada dos professores em contexto: espaços de diálogo/formação no ensino fundamental. Revista Educação e Cultura Contemporânea,2018.

RIBAS, Geovânia Fagundes . A política de educação inclusiva no Município de Itapetinga/Ba: entre o Plano Municipal de Educação e o chão da escola. UESB, 2019.

RIBEIRO, José Jailton. Educação inclusiva e os desafios para formação de docente . Temas em Educação e Saúde. 2020.

SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. In: Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, v.11, n.1, p.83-89, jan./fev.2007. Disponível em: acesso em: 19 de fev. 2021

SILVA, João Pereira da; VIANA, Maria de Fatima de Assis; MORAES, Ana Cristina de. Os desafios da educação inclusiva em uma escola de Ensino Médio na Cidade de Itapiúna, Estado do Ceará, Brasil. Research, Society And Development, 2020.

SILVA, Wanda Lúcia Borsato da. Currículo e formação: limites e contradições na educação inclusiva. UFF, 2018.

TATIANY Michelle Gonçalves da Silva; Dirceu Manoel de Almeida Junior; Rodrigo Francisco Dias. Como preparar um professor para “ser” inclusivo: reflexões sobre a formação docente. Research, Society and Development, 2020.

TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Revista Brasileira de Educação Especial. 2016.

TEIXEIRA, Adriana Martins Modesto; VIANNA, Marcia Marin. Formação docente num contexto de inclusão escolar: “alteridade: eu no lugar do outro” .e-Mosaicos, 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

MELO LIMA, T. S., Silva de Oliveira, A. S., & DE SOUZA, M. L. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS DA CAPES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15405

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade