ATENTOS A NOVA PRÁTICA DIGITAL: A LINGUAGEM ONLINE

Autores

Palavras-chave:

Leitura. Internet. Letramento. Linguagem.

Resumo

O presente artigo descreve e analisa a influência da linguagem online em um grupo de alunos freqüentadores assíduos da Biblioteca Pública Municipal de Lagarto/SE. O artigo cita o levantamento dos dados obtidos no desenvolvimento da entrevista realizada. Enfatiza o quanto a internet vem proporcionando aos jovens novas oportunidades na mediação textual.  Buscar uma nova compreensão na área da linguagem é explorar as novas mídias, é perceber que as práticas de letramento são encontradas nos campos da linguagem online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Joel Gomes; MONTEIRO, Silvana Dru-mond. Matrizes da linguagem e a organização virtual do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v.39, n.2, p. 9-26, maio/ago., 2010

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BARTON, David & LEE, Carmen. Linguagem online: textos e praticas digitais São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

FANTIN, M. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In:Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes:um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.

LEMOS, Renata; SANTAELLA, Lúcia. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

________. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2020.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012

SBROGIO, Renata de Oliveira. Letramento digital é massa. Curitiba: Appris, 2020.

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas et al . Mídia na Educação. Bauru: Universidade Sagrado Coração, 2009. Livro digital didático.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto de intervenção na escola: mantendo as aprendizagens em dia. Campinas. SP: Papirus Editora, 2012

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, G. L. M. (2021). ATENTOS A NOVA PRÁTICA DIGITAL: A LINGUAGEM ONLINE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15403

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias