ATENTOS A NOVA PRÁTICA DIGITAL: A LINGUAGEM ONLINE
Palavras-chave:
Leitura. Internet. Letramento. Linguagem.Resumo
O presente artigo descreve e analisa a influência da linguagem online em um grupo de alunos freqüentadores assíduos da Biblioteca Pública Municipal de Lagarto/SE. O artigo cita o levantamento dos dados obtidos no desenvolvimento da entrevista realizada. Enfatiza o quanto a internet vem proporcionando aos jovens novas oportunidades na mediação textual. Buscar uma nova compreensão na área da linguagem é explorar as novas mídias, é perceber que as práticas de letramento são encontradas nos campos da linguagem online.Downloads
Referências
ABREU, Joel Gomes; MONTEIRO, Silvana Dru-mond. Matrizes da linguagem e a organização virtual do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v.39, n.2, p. 9-26, maio/ago., 2010
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BARTON, David & LEE, Carmen. Linguagem online: textos e praticas digitais São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
FANTIN, M. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In:Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes:um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.
LEMOS, Renata; SANTAELLA, Lúcia. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
________. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2020.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012
SBROGIO, Renata de Oliveira. Letramento digital é massa. Curitiba: Appris, 2020.
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas et al . Mídia na Educação. Bauru: Universidade Sagrado Coração, 2009. Livro digital didático.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto de intervenção na escola: mantendo as aprendizagens em dia. Campinas. SP: Papirus Editora, 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.