A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO PRÁTICA REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Palavras-chave, Documentação Pedagógica. Educação Infantil. Avaliação MediadoraResumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir a documentação pedagógica como instrumento de reflexão da prática docente, imergindo na compreensão do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, como define a LDBEN (1996), na perspectivpara de uma avaliação mediadora da aprendizagem. Para tanto será utilizado como referência docomentos norteadores como: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/RCNEI (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/DCNEI (2010), Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2017) e embasado nos estudos de Hoffmann (2012), Paget (1999), Winnicott (1997) entre outros. O resultado da pesquisa demonstra que para a construção do referido documento é necessário uma avaliação mediadora apresentando o progresso da criança gradativamente e retratar seus avanços nas diversas linguagens a partir das experiências vivenciadas no cotidiano escolar da Educação Infantil.
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