APRENDIZAGEM ATIVA E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO IFS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Avaliação da aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Este Artigo se propõe a uma discussão dos aspectos filosóficos da aprendizagem ativa e da avaliação da aprendizagem, relacionando-as ao modo como um docente do Instituto Federal de Sergipe (IFS) avalia a aprendizagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que ocorre durante a pandemia da Covid-19. Assim, o texto apresenta análise bibliográfica sobre a aprendizagem ativa e sobre a avaliação da aprendizagem. Em seguida, apresenta informações documentais sobre o ERE no IFS e analisa a atuação do docente. Conclui que o docente realiza a avaliação da aprendizagem conforme está regulamentada pela Instituição, mas que o próprio regulamento não traduz um discurso sobre a aprendizagem, mas sobre o ensino. E sugere que a avaliação da aprendizagem deve ser repensada, nessa estratégia educacional, para estar a serviço da aprendizagem, pela valoração da atividade discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. Disponível em https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 12 set. 2021.

BERBEL, Neusi Aparecida N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Londrina: Semina: Ciências Soc. e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun 2011. Disponível em http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Acesso em 15 jun 2020.

BERTRAND, Yves. Teorias Contemporâneas da Educação. 2ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. Tradução de Alexandre Emílio. Coleção Horizontes Pedagógicos.

PENNA FIRME, Thereza. OS AVANÇOS DA AVALIAÇÃO NO SÉCULO XXI. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 1, dec. 2018. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/810>. Acesso em: 29 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) ISBN 85-219-0243

_____________ Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena Souza (Org,). Introdução à psicologia escolar. 3ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p.61-77.

HODGES, C. et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Trad. Danilo Aguiar, Dr. Américo N. Amorim e Dra. Lídia Cerqueira. Recife: Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v.2, abril de 2020. ISSN: 2596-3430. Disponível em https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17. Acesso em 13/10/2021.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação Mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. São Paulo: Série Idéias n. 22. São Paulo: FDE, 1994. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf. Acesso em 10 jun. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. Resolução 28/20/CS/IFS, de 14 de julho de 2020. Aprova o Regulamento do Ensino Remoto Emergencial no âmbito do IFS. Resoluções do Conselho Superior, Aracaju, 14 jul. 2020. Disponível em: https://sig.ifs.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf. Acesso em: 20 abr. 2020.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 19. ed., São Paulo: Cortez, 2008. ISBN 97-85-249-0550-6.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Recife: Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37 , n. 1 e 2 ,Dez. 2020 . ISSN Edição Digital 2675-7354. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249044

PENNA FIRME, Thereza. Os avanços da avaliação no século XXI. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 1, dec. 2018. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/810>. Acesso em: 29 jun. 2021.

RÉGNIER, Jean-Claude. A auto-avaliação na prática pedagógica. Curitiba: Revista Diálogo Educacional, v. 3, n.6, p.53-68, maio/agosto, 2002. Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=issue&dd0=65. Acesso em 27 junho 2020.

SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. São Paulo: Educ. Pesquisa, v. 41, n. esp., p. 1299-1311, dez. 2015 . Disponível em https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035. Acesso em 06 jul. 2020.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. Col. Educação e Comunicação, v.18 Trad.: Adriana Lopez. Disponível em http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/paulo-freire/medo-e-ousadia.pdf/view. Acesso em 20 abril 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Fonseca, A. dos S., & Santos, E. F. (2021). APRENDIZAGEM ATIVA E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO IFS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15401

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)