A RELEVÂNCIA DA EPISTEMOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino. História. Epistemologia.Resumo
O ensino de História atual no Brasil faz-se, ainda, sob moldes tradicionais constituídos ao longo do século XX. A cultura escolar, de caráter normativo e controle social, submete a aprendizagem histórica como mero recorte entre passado e presente. Deste modo, a epistemologia pode auxiliar os docentes, no que tange a busca por novas abordagens e métodos significativos no ensino e aprendizagem da disciplina supracitada. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, possui como finalidades a reflexão sobre a prática docente no ensino de História no país, bem como a ênfase na importância dos conhecimentos epistemológicos e suas conexões entre passado, presente e futuro, na preservação e contextualização da identidade de uma sociedade.
Downloads
Referências
FERREIRA JR., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 123 p. -- (Coleção UAB-UFSCAR).
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
GIL, CARLOS. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed – São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, R. Análise e Interpretação de dados da pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação, n° 1 jan./jun. 2001, p. 9-43.
KANT. Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução: João Tiago Proença. Edições 70, LDS. Lisboa. Portugal.
KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, Especial, p. 131-150, 2006. Editora UFPR.
LOCKE. John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 10 jun. 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida. Tradução de André Luís Mota Itaparica. São Paulo: Hedra, 2017.
SERRES, Michael. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos –Rio de Janeiro; editora Bertrand Brasil, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.