A RELEVÂNCIA DA EPISTEMOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Rhyvia Laura Silva Vieira Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Ensino. História. Epistemologia.

Resumo

O ensino de História atual no Brasil faz-se, ainda, sob moldes tradicionais constituídos ao longo do século XX. A cultura escolar, de caráter normativo e controle social, submete a aprendizagem histórica como mero recorte entre passado e presente. Deste modo, a epistemologia pode auxiliar os docentes, no que tange a busca por novas abordagens e métodos significativos no ensino e aprendizagem da disciplina supracitada. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, possui como finalidades a reflexão sobre a prática docente no ensino de História no país, bem como a ênfase na importância dos conhecimentos epistemológicos e suas conexões entre passado, presente e futuro, na preservação e contextualização da identidade de uma sociedade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA JR., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 123 p. -- (Coleção UAB-UFSCAR).

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.

GIL, CARLOS. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed – São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, R. Análise e Interpretação de dados da pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação, n° 1 jan./jun. 2001, p. 9-43.

KANT. Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução: João Tiago Proença. Edições 70, LDS. Lisboa. Portugal.

KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.

LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, Especial, p. 131-150, 2006. Editora UFPR.

LOCKE. John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 10 jun. 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida. Tradução de André Luís Mota Itaparica. São Paulo: Hedra, 2017.

SERRES, Michael. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos –Rio de Janeiro; editora Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Silva Vieira, R. L. (2021). A RELEVÂNCIA DA EPISTEMOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15398

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis