O CONSELHO DE CLASSE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES A PARTIR DA AÇÃO PARTICIPATIVA

Autores

  • Cassiana Nascimento Matos Instituto Federal de Sergipe
  • José Franco de Azevedo Instituto Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Participação estudantil, Formação política

Resumo

O presente artigo trata de uma discussão sobre o Conselho de Classe como espaço de formação dos estudantes pela sua ação participativa. Buscou-se a partir do refencial teórico analisar os elementos formativos inerentes à prática da participação colegiada, como forma de destacar a importancia da participação dos estudantes no Conselho de Classe para a sua formação política. Para tanto, percorreu-se um caminho pelo contexto histórico e pedagógico do conselho, buscando destacar sua função para o processo educativo. E, por fim, traçou-se uma discussão em torno de três aspectos formativos: autonomia, diálogo e pensamento crítico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas Pedagógicas e o ensino integrado. Revista Educação em Questão. V.52. N 38, p. 61-80, 2015.

BERTRAND. Yves. Teorias contemporâneas da educação. 2 ed. Instituto Piaget. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: nov. 2019.

CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Conselho de Classe: espaço de diagnóstico da prática educativa escolar. São Paulo: Edições Loyola, 2005

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Trabalho Escolar e Conselho de Classe.Campinas: Papirus, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SENA NETO, Bernardino Galdino de. Educação profissional e conselho de classe: a experiência no curso de informática do IFRN/Caicó. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: <https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1527>. Acesso em: 20 jan. 2020

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Nascimento Matos, C., & Franco de Azevedo, J. (2021). O CONSELHO DE CLASSE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES A PARTIR DA AÇÃO PARTICIPATIVA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15393

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)