MODOS DE SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PRODUTO CULTURAL SID, O CIENTISTA
Palavras-chave:
Produto cultural, docente, Educação Infantil.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir modos de ser docente na Educação Infantil sugeridos implícita e explicitamente no produto cultural destinado às crianças, o desenho animado “Sid, o cientista”. Para tanto, utilizamos noções da Etnografia de Tela como metodologia de análise do corpus, composto por três episódios do desenho animado. O artigo está embasado em concepções teóricas de Hall (1997), Giroux (2003), Rial (2004), nas DCNEIs (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram que o desenho animado “Sid, o cientista” sugere modos de ser professor condizente com as DCNEIs da Educação Infantil. Todavia, em sua recepção pelo público infantil e pelo público adulto, pode ocorrer uma idealização da docência nessa etapa da Educação Básica, pois esse produto cultural não problematiza os fatores presentes no contexto escolar que inviabilizam a efetividade das práticas docentes, conforme orientam os documentos curriculares.
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