O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA NA FILOSOFIA DE DEWEY E GADAMER

Autores

Palavras-chave:

Educação. Experiência. Formação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar o conceito de experiência na filosofia de Dewey e Gadamer. Assim, a questão que o move é: como Dewey e Gadamer pensaram a experiência em suas obras? Atualmente, muito se fala sobre experiência, portanto, existe a necessidade de um olhar cuidadoso acerca das nuances que estão compondo esse conceito, sobretudo, no campo da Educação. Trata-se de um estudo qualitativo, que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica. Neste prisma, ao buscar criar um mapa teórico visitando tradições distintas, compus o referencial que embasa esta pesquisa, instrumentalizando-me com a leitura de: Gallo, Hermann, Kuhn e, sobretudo, Dewey e Gadamer. Dessa forma, apresento como resultado a compreensão de que, seja um acontecimento extraordinário ou simples, experiência é aquilo que altera o modo de pensar e/ou agir do sujeito, passando a constituí-lo de modo diferente, ou seja, a formá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

______. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959a.

______. Experiência e Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro:FGV, 2006.

______Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Verdade e Método II: complementos e índices. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GALLO, Anita Adas. A noção de cidadania em Anísio Teixeira. In: 24ª Reunião anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu: 2001. Disponível em: <http://www.cefetes.br/gwadocpub/PosGraduacao/Especializa%C3%A7%C3%A3o%20em%20educa%C3%A7%C3%A3o%20EJA/Publica%C3%A7%C3%B5es/anped2001/textos/p0251803934623.PDF>. Acesso em: 23/05/2021.

HERMANN. Nadja Mara Amilibia. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

KUHN, Thomas . A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

SANTANA, A. F. T. (2021). O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA NA FILOSOFIA DE DEWEY E GADAMER. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15387

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis