A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Orientação sexual. Sexualidade. Pedagogia histórico-crítica. Ensino de Ciências.Resumo
Esse artigo tem como objetivo identificar como a temática ‘orientação sexual’ foi inserida no currículo escolar direcionado para o ensino de Ciências das escolas. Este estudo foi baseado em Saviani (2015) Silva (2015), Ribeiro (2004) Para tanto, pressupostos da pedagogia histórico-crítica e dos conteúdos clássicos, tais como os relativos à sexualidade, sabendo-se que eles têm um papel relevante na disseminação e sistematização em relação com os conteúdos atribuídos à educação escolar. Por conseguinte, trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental de cunho qualitativo, a metodologia utilizada para fazer abordagem através de fontes primária: Parâmetro Curricular Nacional e as secundárias publicações de artigos. Diante dos resultados para pedagogia histórico, que correlaciona a concepção de desenvolvimento da psicologia histórico-cultural não separação entre o desenvolvimento afetivo e cognitivo. Assim a sexualidade poderá ser discutida como conteúdo científico.
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