A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Tatiana Pinheiro da Cruz universidade federal de sergipe
  • Erinaldo Ferreira Do Nascimento

Palavras-chave:

Orientação sexual. Sexualidade. Pedagogia histórico-crítica. Ensino de Ciências.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar como a temática ‘orientação sexual’ foi inserida no currículo escolar direcionado para o ensino de Ciências das escolas. Este estudo foi baseado em Saviani (2015) Silva (2015), Ribeiro (2004) Para tanto, pressupostos da pedagogia histórico-crítica e dos conteúdos clássicos, tais como os relativos à sexualidade, sabendo-se que eles têm um papel relevante na disseminação e sistematização em relação com os conteúdos atribuídos à educação escolar. Por conseguinte, trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental de cunho qualitativo, a metodologia utilizada para fazer abordagem através de fontes primária: Parâmetro Curricular Nacional e as secundárias publicações de artigos. Diante dos resultados para pedagogia histórico, que correlaciona a concepção de desenvolvimento da psicologia histórico-cultural não separação entre o desenvolvimento afetivo e cognitivo. Assim a sexualidade poderá ser discutida como conteúdo científico.

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Biografia do Autor

Tatiana Pinheiro da Cruz, universidade federal de sergipe

Tatiana Pinheiro Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe.Especialização em Educação Ambiental em andamento. Atualmente professora contratada pela rede municipal de Itabaiana.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

da Cruz, T. P., & Do Nascimento, E. F. (2021). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15385

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade