CLASSE MULTISSERIADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TOBIAS BARRETO/SE

Autores

  • Rozevania Valadares de Meneses César Universidade Tiradentes

Resumo

Este artigo faz uma análise sobre o processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, de uma escola municipal localizada no município de Tobias Barreto/SE, e tem o bjetivo de analisar as principais dificuldades encontradas pelo professor da referida Instituição Escolar. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com características do estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista in loco, a partir de um questionário aplicado ao docente da turma com perguntas abertas, os quais serão apresentados e comentados. Assim, constatou-se que a multissérie tem suas peculiaridades e dificuldades, tais como a sobrecarga de funções, o tempo escasso para atender à demanda e a falta de materiais didáticos e de formação específica dos professores. Essas são as principais causas apontadas pelo professor entrevistado, que considera a multissérie como um fracasso na educação.

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Biografia do Autor

Rozevania Valadares de Meneses César, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). Atua na área de educação básica e ensino médio.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

César, R. V. de M. (2021). CLASSE MULTISSERIADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TOBIAS BARRETO/SE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15371

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo