CLASSE MULTISSERIADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TOBIAS BARRETO/SE
Resumo
Este artigo faz uma análise sobre o processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, de uma escola municipal localizada no município de Tobias Barreto/SE, e tem o bjetivo de analisar as principais dificuldades encontradas pelo professor da referida Instituição Escolar. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com características do estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista in loco, a partir de um questionário aplicado ao docente da turma com perguntas abertas, os quais serão apresentados e comentados. Assim, constatou-se que a multissérie tem suas peculiaridades e dificuldades, tais como a sobrecarga de funções, o tempo escasso para atender à demanda e a falta de materiais didáticos e de formação específica dos professores. Essas são as principais causas apontadas pelo professor entrevistado, que considera a multissérie como um fracasso na educação.Downloads
Referências
AMORIM, Daiana Aparecida Marques. Educação rural e as salas multisseriadas: uma reflexão sobre as políticas públicas para esse contexto. 37ª Reunião Nacional da ANPED. UFSC- Florianópolis, 2015.
ARROYO, Miguel. Gonzáles. A Escola do Campo e a Pesquisa do Campo: metas. In: Molina, Mônica Castagna. Educação do campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília, Ministério do desenvolvimento Agrário. 2006.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9394/1996. Disponível
em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 dez. 2019.
DINIZ, Heloísa Rosa Davi. Escola Seriada X Escola Organizada em Ciclos: Desafios e Possibilidades. Brasília/DF, julho, 2014.
FREITAS, S. L.; COSTA, M. G. N.; MIRANDA, F. A. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Meta:Avaliação | Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 85-98, jan./abr. 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HAGE, Salomão Mufarrej (Org.). Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidades das escolas multisseriadas no Pará. 1ª Ed. Belém, 2006.
LIMA, Armanda Coelho de Souza; FIGUEIRA, Maria do Rosário Souza. O Trabalho Docente nas Escolas Multisseriadas do Campo. I encontro de pesquisas e práticas em educação do campo da Paraíba. Centro de Educação/UFPB. João Pessoa – PB, junho, 2011.
MEDRADO, Carlos Henrique de Souza. Prática pedagógica em classes multisseriadas. Revista eletrônica de cultura e educação. Nº 6, p. 133 a 148, 2012.
MELO, José Carlos de. Por entre as águas do sertão: currículo e educação ambiental das escolas rurais do Jalapão. São Paulo, 2011. Tese (Doutorado em Educação: Currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).
OLIVEIRA, F. J.; SANTOS; W. L.; SOUZA, A. T. Entre desafios e possibilidades: práticas docentes desenvolvidas em classes multisseriadas. Revista Científica da FASETE, p. 68 a 83, 2017.
SANTOS, Edineide Cunha; JÚNIOR, Hélio Loiola dos Santos. Classes Multisseriadas: Desafios, Possibilidades e Realidade da Educação do Campo. 2013.
SANTOS, Willian Lima. A Prática Docente em Escolas Multisseriadas. Revista Científica da FASETE, p. 71 a 80, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.