A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Maria Patrícia Vieira Martins Lima Universidade Tiradentes
  • Alexandre Meneses Chagas Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem. Educação. Deficiência auditiva/surdez. Inclusão.

Resumo

A pesquisa fala sobre a Aquisição da Linguagem-AL, como também da inclusão da criança com deficiência na escola regular. Sobretudo, garantindo seu acesso à escolarização e aos serviços educacionais especializados a fim de possibilitar sua comunicação. Objetivando compreender seu desenvolvimento na aquisição da linguagem e a inclusão da criança com deficiência auditiva/surdez no contexto escolar. Com isso, reconhecendo que essa clientela possui cultura e identidade própria. A metodologia da pesquisa contemplou pressupostos constituídos por fontes bibliográficas e por consultas a sites especializados. Além de propor diferenças entre a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa, nos aspectos da estrutura gramatical. Dessa maneira enfatizando a proposta curricular de ensino bilíngue nas escolas regulares reforçada pela LDB nº. 9394/96, em seu Art.60-A, incluída pela Lei nº 14.191/2021, conforme legislação viabilizando o ambiente escolar inclusivo.

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Biografia do Autor

Maria Patrícia Vieira Martins Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação e Comunicação-PPED/UNIT. Pós-graduadaem: LIBRAS e em Educação Especial. Graduada em Letras e em Pedagogia pela Faculdade São Luis de França.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Lima, M. P. V. M., & Chagas, A. M. (2021). A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ NO AMBIENTE ESCOLAR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15370

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade