APRENDIZAGEM BIOGRÁFICA: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Biográfica. Biograficidade. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este trabalho, cuja metodologia foi o levantamento bibliográfico, apresenta reflexões sobre a aprendizagem abordada de um ponto de vista que não exclusivamente o institucional, recorrendo principalmente ao que Alheit e Dausien (2006, 2007, 2011) defendem em seus trabalhos sobre aprendizagem biográfica e  Biograficidade e um novo paradigma de investigação que leva em conta a aprendizagem ao longo da vida, em níveis macroestrutural, meso e microestrutural. Para tanto, recorre-se aos conceitos  de Educação ao Longo da Vida e Aprendizagem ao Longo da Vida,  e a documentos nos quais emergem o uso desses termos, como o “Relatório Coombs” (1968), o Aprender a Ser (FAURE, 1973), “Educação: Um tesouro a descobrir” (DELORS, 1998), nos quais há diretrizes para os sistemas educacionais que, entre outros fatores, levam em conta a nova dinâmica do mercado econômico,   , trazendo inclusive a preocupação com a educação de jovens e adultos.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bispo Correia, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Possui Mestrado em Letras (2014), pela Universidade Federal de Sergipe, graduada em Letras Licenciatura Plena em Português. 

Referências

ALHEIT, Peter. “On a contradictory way to the ‘Learning Society’: a critical approach”. In: Studies in the Education of Adults. 31 (1), 1999, p. 66-82. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/On-a-contradictory-way-to-the-%E2%80%98Learning-Society%E2%80%99%3A-A-Alheit/6699070e97aaf3adc498c9cba44f2283d5d141e8>. Acesso em: 11 dez. 2019.

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa [on-line]. 2006, 32(1), 177-197. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29832111>. Acesso em: 14 out. de 2019.

ALHEIT, Peter. “Biografização” como competência-chave na modernidade. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/297/0>. Acesso em: 21 mar. de 2019.

BATISTETI, Éverton Madaleno; MELLO, Roseli Rodrigues de. Comparison of the concepts of “lifelong learning”and “lifelong Education”. In Scielo Preprints. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2250>. Acesso em: 23 jul. 2021.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em Educação. In: Educação em Revista: Belo Horizonte, v.27 - n.01, p.333-346, abr. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100015 &script=sci_abstract&tlng=pt#:~:text=DELORY%2DMOMBERGER%2C%20Christine.,Educ.&text=O%20objetivo%20do%20artigo%20%C3%A9,biogr%C3%A1fica%20no%20dom%C3%ADnio%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o. >. Acesso em: 15 out. 2019.

______. As histórias de vida: Da invenção de si ao projeto de formação. Tradução: Albino Pozzer. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Brasília: EDUNEB. 2014. 362p. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação: Clássicos das Histórias de Vida).

IRELAND, Timothy D.; LUCENA, Helen Halinne Rodrigues de. O presídio feminino como espaço de aprendizagens. Educ. Real., Mar 2013, vol.38, no.1, p.113-136. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n1/08. pdf>. Acesso em 10 mai. 2020.

LUCENA, Helen Halinne. ... “É o seguinte, na prisão a gente aprende coisa boa e coisa ruim!”: Interfaces das aprendizagens biográficas (re)construídas na prisão e os desafios e dilemas pós-prisionais enfrentados por egressas e reincidentes do sistema penitenciário paraibano. 2014. 323f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7741?locale=pt_BR>. Acesso em: 11 mai. 2020.

SOUZA, Eliseu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310 p. ISBN 978-85-232-0484-6. Disponível em: <http://books.scielo.org >. Acesso em 20 jun. 2020.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. In: Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf Acesso em 27 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Correia, F. B. (2021). APRENDIZAGEM BIOGRÁFICA: ALGUNS APONTAMENTOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15363

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos