PRÁTICAS AVALIATIVAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA TAD

Autores

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino de matemática, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Ao tratarmos sobre avaliação no contexto educacional, muitas vezes, nos reportamos à ideia de aplicação de testes ou provas que irão determinar, a partir de um valor numérico, o quanto que o aluno avaliado aprendeu. Na perspectiva da área da matemática, não é diferente. Diante disso, neste artigo, objetivamos apresentar uma breve reflexão acerca das práticas avaliativas educacionais, enquanto instrumento de regulação na sala de aula de matemática. Para tanto, o embasamento pautou-se na Teoria Antropológica do Didático (TAD),  entendendo a avaliação como um dos agentes de regulação da adequação dos alunos ao contexto educacional, de forma específica, na sala de aula. O estudo apontou para a necessidade de romper com a ideia de avaliação matemática restrita à classificação dos alunos. Desse modo, ressaltou-se ser importante avaliar os alunos ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, a partir de estratégias diversas.

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Biografia do Autor

Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: NCPPEM/CNPq/UFS. 

Valéria de Jesus Padilha, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: NCPPEM/CNPq/UFS.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Denize da Silva Souza. Licenciada em Matemática. Doutora em Educação Matemática/UNIAN-SP. Professora Adjunta do Departamento de Matemática/UFS/São Cristóvão-SE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIMA/UFS-SE. Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/CNPq/UFS). Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/CNPq/UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/CNPq/UFS).

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

da Silva, N. M. R., Padilha, V. de J., & Souza, D. da S. (2021). PRÁTICAS AVALIATIVAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA TAD. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15360

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas