PRÁTICAS AVALIATIVAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA TAD
Palavras-chave:
Avaliação educacional, Ensino de matemática, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
Ao tratarmos sobre avaliação no contexto educacional, muitas vezes, nos reportamos à ideia de aplicação de testes ou provas que irão determinar, a partir de um valor numérico, o quanto que o aluno avaliado aprendeu. Na perspectiva da área da matemática, não é diferente. Diante disso, neste artigo, objetivamos apresentar uma breve reflexão acerca das práticas avaliativas educacionais, enquanto instrumento de regulação na sala de aula de matemática. Para tanto, o embasamento pautou-se na Teoria Antropológica do Didático (TAD), entendendo a avaliação como um dos agentes de regulação da adequação dos alunos ao contexto educacional, de forma específica, na sala de aula. O estudo apontou para a necessidade de romper com a ideia de avaliação matemática restrita à classificação dos alunos. Desse modo, ressaltou-se ser importante avaliar os alunos ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, a partir de estratégias diversas.Downloads
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