EDUCAÇÃO LIBERTADORA E PROTAGONISMO CRÍTICO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Autores

Palavras-chave:

Autonomia. Criticidade. Diálogo. Educação. Formação.

Resumo

No ambiente virtual, o usuário é estimulado a protagonizar experiências em autonomia e, nesse aspecto é possível arguir o seguinte questionamento: como promover nessa autonomia a compreensão crítica e reflexiva na imersão do educando na cultura digital, a partir dos ensinamentos dialógicos de Paulo Freire? Com o objetivo de compreender as potencialidades de uma educação libertadora e consciente à dinâmica da linguagem comunicacional em tempos de cultura digital, a pesquisa  analisa a importância da prática de ações educativas interligadas à experiência cognitiva do aluno para o encontro da sua autonomia verdadeiramente crítica. Aplicou-se ao trabalho a pesquisa qualitativa, fazendo uso do método exploratório, com a utilização dos referenciais que tratam sobre a temática central apresentada no texto. Concluiu-se que, as ações educativas que potencializem as práticas dialógicas no processo de aprender e ensinar nas vias digitais, são contributivas para a formação crítica e reflexiva do indivíduo.

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Biografia do Autor

Marlton Fontes Mota, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-graduação - Doutorado em Educação da Universidade Tiradentes. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes – SE; Especialista em Direito Processual Civil - Faculdade Unhyana – BA; graduado em Direito pela Universidade Tiradentes em Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq).

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutoramento pela Universidade de Aveiro/Portugal; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Especialização em Educação Tecnológica pelo/IFMG; Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe; Professor Titular Nível II do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq).

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestre em Direitos Humanos na Universidade Tiradentes em 2020. Pós-graduado em Curso de Especialização em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (2017) Pós - Graduação em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (2016). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2012). Graduado em Gestão pela Universidade Tiradentes (2009). Participante do Grupo de Pesquisa Direitos fundamentais, novos direitos e evolução social (2017).

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Mota, M. F., Linhares, R. N., & Tavares, T. P. (2021). EDUCAÇÃO LIBERTADORA E PROTAGONISMO CRÍTICO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15351

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias