EDUCAÇÃO LIBERTADORA E PROTAGONISMO CRÍTICO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
Palavras-chave:
Autonomia. Criticidade. Diálogo. Educação. Formação.Resumo
No ambiente virtual, o usuário é estimulado a protagonizar experiências em autonomia e, nesse aspecto é possível arguir o seguinte questionamento: como promover nessa autonomia a compreensão crítica e reflexiva na imersão do educando na cultura digital, a partir dos ensinamentos dialógicos de Paulo Freire? Com o objetivo de compreender as potencialidades de uma educação libertadora e consciente à dinâmica da linguagem comunicacional em tempos de cultura digital, a pesquisa analisa a importância da prática de ações educativas interligadas à experiência cognitiva do aluno para o encontro da sua autonomia verdadeiramente crítica. Aplicou-se ao trabalho a pesquisa qualitativa, fazendo uso do método exploratório, com a utilização dos referenciais que tratam sobre a temática central apresentada no texto. Concluiu-se que, as ações educativas que potencializem as práticas dialógicas no processo de aprender e ensinar nas vias digitais, são contributivas para a formação crítica e reflexiva do indivíduo.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora. 2001.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. TEOPISTO, Lígia (trad). Lisboa: Paralelo Editora. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000156&pid=S1519-7077201100030000700008&lng=pt>. Acesso em: 28 set.2021
BERARDI, Franco (Bifo). A fábrica da infelicidade: trabalho cognitivo e crise da new economy. Coleção: Espaços do desenvolvimento. COCCO, Giuseppe (coor). Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CONCEIÇÃO, Verônica Laves dos Santos; CHAGAS, Alexandre Meneses Chagas. Repertórios linguísticos e linguagens em uma sociedade conectada. (In) PORTO, Cristiane; ALVES, André Luiz; MOTA, Marlton Fontes (org). EDUCIBER: diálogos ubíquos para além da tela e da rede.
DEWEY, John. Experiência e educação. TEIXEIRA, Anísio (trad). São Paulo: Editora Nacional. 1971.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra Ltda. 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018o.
GUTIÉRREZ, Alfonso; TYNER Kathleen. Educación para los medios, alfabetización mediática y competencia digital: Media Education, Media Literacy and Digital Competence. Revista Cientifica de Comunicación e Educación. Vol. XIX, nº 38, 1º semestre, 1 marzo 2012. Disponível em: . Acesso em: 29. set.2021.
JUNIOR, Jonas Bach. O pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade. Educar em Revista. v. 31. n. 56. 2015. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41520/25617>. Acesso em: 28 set.2021.
LARA, Andrea Brandão; LACERDA, Andreson Lopes; COELHO, Isabel Colucci. A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Revista Tecnologias educacionais e educação à distância. v. 10. n. 1. 2016. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170>. Acesso em: 28 set.2021.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. GERALDI, João Wanderley (trad). Revista Brasileira de Educação. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 01 out.2021
LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António (org). Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.
LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses; RAMOS SILVA, Elbênia Marla. Interações no ciberespaço: estudos e pesquisas sobre o WhatsApp na educação no Brasil e Portugal. (in) WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons. PORTO, Cristiane de Magalhães. OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. ALVES, André Luiz. (org). Salvador: EDUFBA, 2017.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
NAVEHEBRAHIM, Mahdieh. Multiliteracies Approach to Empower Learning and Teaching Engagement. Procedia - Social and Behavioral Sciences. vol 29. 2011, Pages 863-868 (PDF). Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811027765>. Acesso em: 30 set.2021
PORTO, Cristiane de Magalhães; OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. Mídias locativas e as novas formas de aprender: a educação 3.0. (In) LINHARES, Ronaldo Nunes; PORTO, Cristiane; FREIRE, Valéria (org). Mídia e educação: espaços e (co) relações de conhecimentos. EDUNIT: Aracaju, 2014.
RIBEIRO, Ana Elisa Ribeiro; COSCARELLI, Carla Viana. Letramento digital. Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Faculdade de Educação/ UFMG. 2017. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-digital>. Acesso em: 10 set.2021.
SANTOS, Isabella Silva dos; ALVES, André Luiz; OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. Cibercultura: que cultura é esta? (In) PORTO, Cristiane; ALVES, André Luiz; MOTA, Marlton Fontes (org). EDUCIBER: diálogos ubíquos para além da tela e da rede.
SODRÉ. Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes, 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.