A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TIC NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ÚLTIMA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

Palavras-chave:

Construção da Aprendizagem, Docentes, Ensino Fundamental I, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Apesar de algumas ferramentas tecnológicas não serem consideradas inovadoras, sua utilização acarreta em aulas criativas, que despertam o interesse do aluno na assimilação de assuntos complexos, sendo de grande auxílio para o docente. Diante do exposto, este artigo trata sobre a importância da inclusão de recursos tecnológicos durante toda vida escolar da criança, e visa a analisar o uso das TIC na construção da aprendizagem da última etapa do Ensino Fundamental I; e está caracterizado como qualitativo, de cunho bibliográfico, e com abordagem fundamentada no estudo de caso. Assim, conclui-se que o uso das TIC, na aplicabilidade das aulas, faz com que o professor instigue e medeie o processo de ensino e aprendizagem, aliando os conhecimentos prévios do discente com a utilização da tecnologia fora do âmbito escolar, criando um elo entre o conhecimento, as tecnologias da informação e comunicação e seu alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Santos Lima

Mestre em Educação. Especialista em Língua Espanhola. Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância. Professor de graduação e pós-graduação. Professor de Português na cidade de Santa Rosa de Lima. Professor Substituto de Espanhol na rede pública estadual. Membro do Grupo de Pesquisa em Docência, Cultura e Contemporaneidade (GPDACC).

Rozevania Valadares de Menezes Cesar

Mestra em Educação, Especialista em Didática do Ensino Superior, Educação, Diversidade e Inclusão Social; Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente escolar (A escola que protege). Professora da rede estadual em Tobias Barreto-SE, e municipal em Itapicuru-BA. Membro Associação nacional pela Formação dos Professores da Educação (ANFOPE) e do Grupo de Estudos em educação Superior (GEES/UFS/CNPQ).

Referências

ARAÚJO, M. I. de M. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. In: MERCADO, L; KULLOK, M. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: EDUFAL, 2004.

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

CARVALHO, Rosiani. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. Disponível em Acesso em 11 jul. 2021.

FREITAS, Wesley R. S.; JABBOUR, Charbel J. C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. ESTUDO & DEBATE, Lajeado,v.18, n. 2, p. 07-22, 2011. Disponível em <http://univates.br/revistas/index.php/ estudoedebate/article/viewFile/30/196>. Acesso em 11 jul. 2021.

LIMA, Emerson dos Santos. Educação a Distância no Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso a partir de reflexões dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração. Dissertação de Mestrado, Unit, 2016. Disponível em Acesso em 25 ago. 2021.

LIMA, Maria Fátima. Formação dos professores para a inserção das mídias em sala de aula: Uma proposta de ação, reflexão e transformação. HOLOS; Natal, v.29, Ed. 3,p. 100-110. 2013.

OLIVEIRA, C.; MOURA, S.; SOUSA, E. TIC’S na educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Rev. Pedagogia em Ação, Minas Gerais,v. 7, n. 1, p. 75-94,2015.

YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

dos Santos Alves, V., Santos Lima, E., & Valadares de Menezes Cesar, R. (2021). A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TIC NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ÚLTIMA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15350

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias