Pelas brechas do currículo: a forma - ação do processo educativo interétnico – Salvador/Bahia 1970-1980

Autores

Palavras-chave:

Manifesto Insurgente. Processos educativos. Currículo.

Resumo

O presente texto são considerações iniciais de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, Brasil, que a partir de uma  abordagem qualitativa tem por objetivo examinar o momento de circulação e apropriação política, cultural e institucional da Pedagogia Interétnica nas décadas de 1970 a 1980 em Salvador/Bahia. Através da análise da obra Alternativas para combater o racismo (CRUZ, 1989) e notícias vinculadas nos periódicos Tribuna da Bahia e Diário de Notícias serão tomadas as categorias teóricas de práxis insurgente (WEST, 1999),  de insurgência educativa propositiva (WALSH, 2009) e de movimento negro educador (GOMES, 2017) como pilares à compreensão de como a  Pedagogia Interétnica se constituiu como manifesto insurgente que propôs divulgar e estabelecer processos educativos de pertencimento étnico que garantissem a valorização das identidades interétnicas.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Santos Rocha, C. L. (2021). Pelas brechas do currículo: a forma - ação do processo educativo interétnico – Salvador/Bahia 1970-1980. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15349

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)