O PROCESSO EDUCATIVO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Escolas do Campo, Metodologias Ativas, Internet.

Resumo

Neste trabalho são avaliadas ações escolares durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19 e a utilização mais apropriada dos meios digitais, considerando as necessidades e os recursos reais dos educandos das escolas do campo. Metodologicamente, este artigo foi construído em sua maioria, a partir de dados obtidos no portal da CAPES e discutido à luz de alguns teóricos da educação do campo a fim obter algumas conclusões que refletem a opinião dos autores sobre o tema. Dados revelaram que apesar das dificuldades em adaptar o ensino presencial para o modo remoto e em usar tecnologias digitais, o cenário é desafiador e enriquecedor para a prática pedagógica no diagrama educativo escolar das escolas do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane De Magalhães Porto, UNIT/SE Universidade Tiradentes - Sergipe

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Pós-Doutora em Educação - Proped - UERJ. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE. É professora Titular da Universidade Tiradentes - Unit, atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Graduação em Comunicação Social e editora científica desta Instituição. Coordenou do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES - UNIT/UERJ/UFSC 2017-2020). Como Pesquisadora de Bolsa Produtividade do CNPq fez parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021), onde atuou como coordenadora desde julho de 2020 até julho de 2021. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Dedica-se ao estudo de Cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso. Desde 2013 está como diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica on-line, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e on-line. Associada à Anped e à ABCiber, membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e

Referências

BOURDIEU, P; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 481-486.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-cp-005-2020-04-28.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Nova LDB (Lei no 9394/96). Rio de Janeiro: Qualithmark Editora, 2005. p. 7-8

CIFUENTES-FAURA, J. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, Spaña, v. 9, n. 3e, p. 1-12, 2020. Disponible en: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12216/12089. Acesso em: 24 mar. 2021.

CNBB. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Desafios para Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Disponível em: https://anec.org.br/noticias/desafios-para-educacao-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 29 mar. 2021.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e Aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

COSTA, Antonio Roberto Faustino da; BERGAMO, Pedro; LUCENA, Roberto Marden. A utopia em questão: desalheamento educacional à objetividade. In: SOUSA, Cidoval Morais de (Org). Um convite à utopia. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2016. (coleção Convite à Utopia; v.1).

FRANCO, A. M. Noção de pertencimento e diminuição da Distância Transacional: caminhos para a EaD. 2020. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=863. Acesso em: 10 mar. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; BOND, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-differencebetween-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 30 mar. 2021.

MORAN, J. M. Como transformar nossas escolas: Novas formas de ensinar a alunos sempre conectados. In: CARVALHO, M. (Org.). Educação 3.0: Novas perspectivas para o Ensino. São Leopoldo, RS: ED. UNISINOS; Porto Alegre: SINEPE RS, 2017. p. 63 - 87

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

QUEIROZ, L. R. S. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da Abem, Porto Alegre, n. 10, p. 99-107, 2004.

SANTOS, C. A.; MOLINA, M. C.; HAGE, S. A. M. Ensino remoto e à distância aprofunda as desigualdades e não garante o direito à educação dos povos tradicionais e camponeses em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/ensino-remoto-e-distancia-aprofunda-desigualdades-e-nao-garante-o-direito-educacao-dos-povos. Acesso em: 31 mar. 2021.

SANTOS, M. J. S.; SOUZA, A. J. Formação docente na educação do campo/roça: o desafio da ocupação do espaço social e escolar “urbano-centrado”. In: SOUZA, A. J.; SOUZA, H. F. Educação no/do Campo: entre o concebido, percebido e vivido. Curitiba: CRV, 2020. p. 39-58.

SOUZA, S.; FRANCO, V. S.; COSTA, M. L. F. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 99-114, jan./mar. 2016.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Maria, V. A., Dos Santos, V. B., & Porto, C. D. M. (2021). O PROCESSO EDUCATIVO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15340

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias