ESTUDO EXPERIENCIAL SOBRE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Mapa conceitual, Aprendizagem Baseada Na ExperiênciaResumo
O presente artigo propõe a utilização dos mapas conceituais como procedimento de avaliação para a aprendizagem on-line. Com abordagem qualitativa, exploratória e uso da pesquisa experiencial, foram elaborados vários instrumentos e procedimentos para coleta de dados de uma turma, realizada de forma remota, em decorrência do contexto pandêmico da Covid-19. Com objetivo de responder: Os mapas conceituais podem ser utilizados no processo de avaliação da aprendizagem on-line? Os resultados mostraram-se satisfatórios, com um critério de rubricas e análise dos elementos básicos de construção, foi possível comprovar que os mapas conceituais, podem ser utilizados como procedimento de avaliação da aprendizagem on-line.
Downloads
Referências
APARECIDA DE SOUZA, N., e BORUCHOVITCH, E. (2010). Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo. 21(363), 173–192. https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300011.
FLICK, U., & NETZ, S. (2004). Uma introdução à pesquisa qualitativa. 1, 1–59. Disponível em http://www.cin.ufpe.br/~gcb/di/Apresentacao Cap 14_15_16 - CIn.pdf, acesso 24/05/2021.
GARCIA, T., MORAIS, I., ZAROS, L., & RÊGO, M. carmem. (2020). Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas. Journal of Chemical Information and Modeling, (9), 1689–1699.
HADJI, C. (1993). A avaliação, regras do jogo das intenções aos instrumentos. Disponível em http://www.megajogos.com.br/jogosonline/rouba-monte/regras, acesso em 21/03/2021.
KOLB, D. (1984). Experiential Learning, Englewood cliffs: Ed. Prentice Hall.
KRAEMER, M. (2005). Avaliação da Aprendizagem como Construção do saber. V Coloquio Internacional Sobre Gestão Universitária, V, 93.
LEMOS, V. V. (1990). O critério do sucesso: Técnicas de avaliação da aprendizagem. Disponível em http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/2041%0Ahttp://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2041/1/O criterio do sucesso.pdf, acesso em 23/04/2021
LINDSAY, P. H., & NORMAN, D. A. (1980). Traitement de l’information et comportement humain: une introduction à la psychologie. Editions Etudes vivantes.
MICCOLI, Laura. Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. Fino Traço, 2014.
MARINHO, P., FERNANDES, P. & PIMENTEL, F. (2021): The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education, Distance Education, doi: 10.1080/01587919.2021.1911628.
NOBRE, A. (2021). Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19. EmRede, v. 8 n.1(1), 1–16.
NOVAK, J. D. (2016). Innovating with Concept Mapping. Cmc, 635(CCIS 635), 128–143. https://doi.org/10.1007/978-3-319-45501-3.
NOVAK, J. D., e CANAS, A. J. (2010). A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elabora-los e usa-los. Praxis Educativa, 5(1), 9–29. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.5i1.009029.
NOVAK, J. D., e GOWIN, B. (1984). Learning How to Learn. In Innovative Corporate Learning. https://doi.org/10.1057/9780230288799_6.
OLIVEIRA, K. L. de, e SANTOS, A. A. A. dos. (2005). Avaliação da aprendizagem na univesidade. Psicologia Escolar e Educacional, 9(1), 37–46. https://doi.org/10.1590/s1413-85572005000100004.
PATRY, J. (2004). Effect of Short Term Training in Concept Mapping on the Development of Metacognition. First Int. Conference on Concept Mapping, 1(1983), 503–510. Disponível em http://eprint.ihmc.us/102/.
STODDART, T., ABRAMS, R., Gasper, E., & Canaday, D. (2000). Concept maps as assessment in science inquiry learning - a report of methodology. International Journal of Science Education, 22(12), 1221–1246. https://doi.org/10.1080/095006900750036235.
VAN DER HORST, C. A., e ALBERTYN, R. M. (2018). The importance of metacognition and the experiential learning process within a cultural intelligence–based approach to cross-cultural coaching. SA Journal of Human Resource Management, 16, 1–11. https://doi.org/10.4102/sajhrm.v16i0.951
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.