ASPECTOS COLONIAIS DA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL

Autores

  • Ian Ravih Rollemberg de Aragão Universidade Tiradentes
  • Ilka Miglio de Mesquita Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Psicologia. Formação. Estudos Decoloniais

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir a colonialidade presente na Psicologia enquanto ciência, bem como na própria disciplina, que forma psicólogos para atuarem com seres humanos que serão marcados por suas práticas. A metodologia trabalhada trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, a partir dos Estudos Decoloniais e da Psicologia Crítica, principalmente de orientação marxista. Este estudo se coloca como imperativo em um momento da produção do conhecimento do cone sul em que cada vez mais trazem diálogos com autores que negam ou ao menos questionam o lócus colonial. Conclui-se que é imprescindível para a própria sobrevivência de um saber psicológico emancipador assumir um novo projeto político-pedagógico pautado nas teorias decoloniais. Um olhar que considere epistemologias dos povos subalternos, excluídos, com saberes outros, que não são piores, menos importantes, mas historicamente por conta de um projeto político de dominação, negados (WALSH, 2007).

 

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Aragão, I. R. R. de, & de Mesquita, I. M. (2021). ASPECTOS COLONIAIS DA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15338

Edição

Seção

GT11 - Educação e Psicologia