REVELAÇÕES DE SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS COMEMORAÇÕES ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE DO SÉCULO XX: UMA LEITURA A PARTIR DOS JORNAIS

Autores

  • Patricia Batista Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

História da Educação. Festas Escolares. Símbolos educativos.

Resumo

As comemorações escolares como espaço de revelações de saberes e práticas educativas é o objeto desta pesquisa. A estrutura dos objetivos do projeto visa investigar no campo dos estudos históricos educacionais o fenômeno, Festas, realizadas no contexto escolar no estado de Sergipe durante o século XX. Quanto aos objetivos específicos procura identificar quais as festas escolares aconteciam nas instituições de ensino de Sergipe do século XX; analisar os elementos que compõe e se repetem nas comemorações das diferentes instituições escolares de Sergipe; perceber quais elementos são espelhados de outras comemorações sociais tais como: festas religiosas e cívicas. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Como base para as discussões, elegemos os conceitos de cultura escolar de Antonio Escolano e Dominique Julia, de  Roger Chartier o conceito de representação, de Eric Hobsbawm o de tradição. Para a escrita recorremos aos jornais do período estudado.

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FONTES

Jornais

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DIÁRIO DE SERGIPE, 18 de outubro de 1945.

DIÁRIO DE SERGIPE 05 de dezembro 1950.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Santos, P. B., & Ferronato, C. de J. (2021). REVELAÇÕES DE SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS COMEMORAÇÕES ESCOLARES NO ESTADO DE SERGIPE DO SÉCULO XX: UMA LEITURA A PARTIR DOS JORNAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15331

Edição

Seção

GT12 - História da Educação