A MNEMOTECNIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM BIOLOGIA NAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BNCC

Autores

Palavras-chave:

BNCC. Ensino Biologia. Neurociência. Estratégias Mnemónicas. Neuroeducação.

Resumo

O presente artigo tem como intenção atualizar os discentes sobre os estudos, classificação e discussões das técnicas mnemônicas como estratégia no ensino de biologia, através de uma revisão bibliográfica. Pois na atualidade a neurociência e seus campos correlatos, mesmo ainda sendo recentes, tentam explicar e viabilizar os processos de ensino e aprendizagem de forma a utilizarem na contextualização dos conteúdos potencialmente exploráveis em Biologia, práticas que estimulem o raciocínio lógico e os habilitem na internalização do conhecimento e atendam as habilidades e competências da BNCC exploráveis na prática educacional, bem como no resgate hierarquizado da memória de armazenamento para a resolução de situação-problema. No Brasil ainda é incipiente a pesquisa, uso e publicações nessa área, na grande maioria o volume de informações está condicionada a poucas traduções de trabalhos internacionais.

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Biografia do Autor

Cláudio Santos, IFS - Instituto Federal de Sergipe

Graduado em Licenciatura Ciências Biológicas (UNIT,1997) ,Bacharelado em Biomedicina (UNIT,1998) , Especialização em Hematologia Clínica (Universidade Guarulhos , 2004), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia (UNINTER, 2018) e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFS, 2020) Tem experiência nas áreas da saúde, com ênfase em Hematologia Clínica ,Citogenética Oncohematológica, Laboratório de Análise Biomédicas, Gestão em saúde, Ensino de Biologia nível médio e superior. 

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Santos, C. (2021). A MNEMOTECNIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM BIOLOGIA NAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BNCC. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15328

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas