ACESSO A TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Rony Farias UNIT
  • Alexandre Chagas UNIT

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias. Direitos Humanos.

Resumo

O presente artigo visa discutir e refletir sobre o acesso as Tecnologias da Informação e Comunicação dentro da escola para inclusão de criança autista e a efetividade dos Direitos Humanos. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, para as crianças autistas no ambiente escolar, é uma questão de Direitos Humanos? A pesquisa apresenta grande relevância, pois a educação é indiscutivelmente um direito fundamental do ser humano e a qualidade de vida do autista em sociedade depende também de práticas pedagógicas adaptadas no campo da escola. Sendo assim, utilizou-se uma revisão de literatura com método de pesquisa para tratar das temáticas tecnologias aplicadas à Educação, escola, inclusão e Direitos Humanos (Direito Fundamental), de forma a apresentar aos leitores um material para pesquisa e reflexão sobre o tema. Utilizou-se bases de dados para busca: Google Acadêmico e capítulos de livros para fundamentar e discutir a temática. Concluiu-se que pela necessidade de efetividade desses direitos para que este não repouse unicamente no plano da normatividade, do dever-se, mas também, transcenda para uma prática social e para a realidade dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Rony Farias, UNIT

Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes – UNIT/Aracaju – SE (2021). Mestre em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pela Universidade Tiradentes (UNIT/AL). Servidor público no cargo de técnico em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEP atuando no Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFAL. E-mail: <ronyfariasadv@gmail.com>

Alexandre Chagas, UNIT

Doutor em Educação (UNIT), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit/PPED). É professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – Unit. E membro do grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq), e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail:<profamchagas@gmail.com>.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Farias, R., & Chagas, A. (2021). ACESSO A TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15327

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias