CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO ACERCA DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Concepções acerca da Experimentação, Roteiros Experimentais, Ensino de Química.Resumo
A importância da experimentação nas aulas de Química, é algo presente no discurso de muitos docentes, entretanto, muitas aulas experimentais apresentam-se como comprovação de teorias, deixando de lado o questionamento, a investigação e a construção de hipóteses, a fim de solucionar um problema. Neste trabalho, tivemos como objetivo auxiliar no processo de evolução e compreensão de roteiros experimentais de química. A elaboração, estruturação, importância e tipos de roteiros experimentais foi feita com licenciandos em Química. Durante o processo foi possível perceber a (re)construção da concepção dos licenciandos sobre a importância das práticas, quando passaram a compreender que o roteiro tipo “receita de bolo” não contribui de forma significativa para a construção do conhecimento. Deste modo, os discentes perceberam que o roteiro deve servir de guia para o docente construir condições adequadas de discussão, a partir do experimento, sendo capaz de elaborar hipóteses e soluções para o problema proposto.
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