MARCAS NO CARPETE: SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO.
Palavras-chave:
Sexualidade. Gênero. Diversidade. Discurso. Educação.Resumo
A violência sexual e de gênero tem assolado o Brasil e diversos países ao redor do mundo. Toda essa violência tem provocado danos irreparáveis tanto às vítimas quanto aos familiares. Este texto tem como objetivo analisar três narrativas de alunos durante o período escolar/universitário, problematizando-as a partir dos estudos pós-críticos. Duas narrativas evidenciam as estratégias que os estudantes utilizaram para fissurar as normas. A terceira narrativa cuminou em suicídio do aluno. Utilizamos como referencial teórico-metodológico Michel Foucault, bell hooks e outros/as autores/as de semelhante envergadura. Observamos que, apesar dos efeitos produzidos pela heteronormatividade, os estudantes causam fissuras às normas.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n° 8.727, de 28 de abril de 2016. Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/2001.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber. 2ª ed. – São Paulo, Paz e Terra, 2015a.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 2, ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOOKS, Bell. Eros, Erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KING, Martin Luther. A autobiografia de Martin Luther King. (Org.) Clayborne Carson. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SANTOS, Linda Brasil Azevedo. Gênero e Sexualidade em Educação: um mapeamento das teses e dissertações do Norte e Nordeste Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, 2020.
SPAZIANI, Raquel Batista; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Educação para a Sexualidade e Prevenção da Violência Sexual na Infância: concepções de professores. Revista Psicopedagogia, v. 32(97), p. 61-71, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.