MERGULHADOS NO DESEMPENHO: O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA LEITORA NAS AVALIAÇÕES SAEB
Palavras-chave:
Sujeito-leitor. Pedagogia leitora. Avaliação SAEB.Resumo
O objeto desta pesquisa nasce da necessidade de compreender os caminhos e (des) caminhos da formação leitora à luz dos parâmetros exigidos pela matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB, bem como a utilização de práticas leitoras instrumentais que objetivam apenas a aferição do desempenho com base em escalas de proficiência. Neste aspecto, o objetivo geral da pesquisa é compreender a construção do leitor “competente” a partir dos procedimentos de leitura elencados na matriz SAEB e os processos históricos do ato de ler. A base epistêmica que subsidiará a pesquisa traz como teoria a Pedagogia Decolonial com a proposta de um ohar outro capaz de possibilitar que o sujeito possa produzir uma criticidade e ultrapasse as fronteiras estabelecidas pela padronização do sistema SAEB e seus medidores avaliativos. O delineamento metodológico estará ancorado na Análise de conteúdo (BARDIN, 1991), técnica utilizada para a trinagulação dos dados e a intreperetação das informações que serão mobilizadas a partir da categoria de análise “Pedagogia de sujeitos leitores”.Downloads
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