MERGULHADOS NO DESEMPENHO: O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA LEITORA NAS AVALIAÇÕES SAEB

Autores

Palavras-chave:

Sujeito-leitor. Pedagogia leitora. Avaliação SAEB.

Resumo

O objeto desta pesquisa nasce da necessidade de compreender os caminhos e (des) caminhos da formação leitora à luz dos parâmetros exigidos pela matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB, bem como a utilização de práticas leitoras instrumentais que objetivam apenas a aferição do desempenho com base em escalas de proficiência. Neste aspecto, o objetivo geral da pesquisa é compreender a construção do leitor “competente” a partir dos procedimentos de leitura elencados na matriz SAEB e os processos históricos do ato de ler. A base epistêmica que subsidiará a pesquisa traz como teoria a Pedagogia Decolonial com a proposta de um ohar outro capaz de possibilitar que o sujeito possa produzir uma criticidade e ultrapasse as fronteiras estabelecidas pela padronização do sistema SAEB e seus medidores avaliativos. O delineamento metodológico estará ancorado na Análise de conteúdo (BARDIN, 1991), técnica utilizada para a trinagulação dos dados e a intreperetação das informações que serão mobilizadas a partir da categoria de análise “Pedagogia de sujeitos leitores”.

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Biografia do Autor

lais cardoso dos santos, Universidade Tiradentes

Laís Cardoso dos Santos.

Graduada em Letras- UFS

Graduada em Pedagogia -UNICESUMAR

Esp. em Ensino de Língua Portuguesa e Esp. em Supervisão e orientação educaciona.

Mestranda em Educação- PPED-UNIT

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

santos, lais cardoso dos. (2021). MERGULHADOS NO DESEMPENHO: O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA LEITORA NAS AVALIAÇÕES SAEB. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15297

Edição

Seção

GT12 - História da Educação