EDUCADORES CRÍTICOS E CRIANÇAS AUTÔNOMAS: DISCUSSÕES IMPORTANTES À VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Infância., Professor, Autonomia.

Resumo

Destaca-se neste trabalho, a valorização da infância e as lutas ferrenhas para a garantia dos direitos fundamentais das crianças, dentre eles a educação. Para tanto, retomaremos importantes destaques históricos acerca dos avanços e conquistas legais para a valorização e proteção dessa importante fase da vida. Nessa perspectiva, destacaremos também o papel do professor, enquanto sujeito crítico que através de suas práticas cria meios para que o educando desenvolva sua autonomia e a consequente autoria de sua história, concebendo a criança como um ser histórico e de direitos, potente e detentor de saberes. A este formidável debate, somam-se as concepções epistemológicas de Paulo Freire sob o viés da educação como prática de liberdade. Além disso, aplicou-se questionários de perguntas abertas a professores de uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Aracaju, utilizando a análise de conteúdo de Laurence Bardin como base metodológica para interpretação dos dados.

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Biografia do Autor

Brisiane Ribeiro Costa Santana, Professora das redes estadual e municipal de Aracaju/SE Graduação e Pós-graduação na Faculdade Amadeus

Professora pesquisadora na área da educação.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Costa Santana, B. R. (2021). EDUCADORES CRÍTICOS E CRIANÇAS AUTÔNOMAS: DISCUSSÕES IMPORTANTES À VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15016

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)