METODOLOGIA ATIVA EM UMA AULA DE QUÍMICA: CONSTRUINDO TABELA PERIÓDICA COM PAPER CRAFT

Autores

Palavras-chave:

Metodologia Ativa - Tabela Periódica - Paper Craft

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso de Metodologia Ativa de aprendizagem em uma aula de química na graduação, do curso de Farmácia, com alunos do segundo período de uma Instituição de Ensino Superior particular , na cidade de Aracaju-SE. Para fundamentar essa prática docente, apresenta-se a concepção de Metodologia Ativa de Aprendizagem, bem como a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Além disso, discute a realidade da mudança de paradigmas na educação, em se tratando especificamente de uso de metodologias para uma aprendizagem ativa, tomando como exemplo uma aula de química, cujo assunto era Tabela Periódica. Neste contexto, este artigo apresenta como se deu a aplicação da metodologia identificada como Paper Craft, baseada em dobraduras de papel na construção de uma tabela periódica em 3D. Este artigo discorre, no entanto, apresentando a Química no cotidiano, caracteristica de uma Tabela Priódica, questões voltadas para as demandas educacionais atuais e por fim, o relato da experiência com os alunos. De 45 deles, 92% ficaram satisfeitos com a metodologia aplicada e foram avaliados positivamente por terem objetivos de aprendizagem alcançados. 


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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Rocha, U. R., & Guedes, V. R. (2021). METODOLOGIA ATIVA EM UMA AULA DE QUÍMICA: CONSTRUINDO TABELA PERIÓDICA COM PAPER CRAFT. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14996

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas