METODOLOGIA ATIVA EM UMA AULA DE QUÍMICA: CONSTRUINDO TABELA PERIÓDICA COM PAPER CRAFT

Authors

Keywords:

Metodologia Ativa - Tabela Periódica - Paper Craft

Abstract

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso de Metodologia Ativa de aprendizagem em uma aula de química na graduação, do curso de Farmácia, com alunos do segundo período de uma Instituição de Ensino Superior particular , na cidade de Aracaju-SE. Para fundamentar essa prática docente, apresenta-se a concepção de Metodologia Ativa de Aprendizagem, bem como a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Além disso, discute a realidade da mudança de paradigmas na educação, em se tratando especificamente de uso de metodologias para uma aprendizagem ativa, tomando como exemplo uma aula de química, cujo assunto era Tabela Periódica. Neste contexto, este artigo apresenta como se deu a aplicação da metodologia identificada como Paper Craft, baseada em dobraduras de papel na construção de uma tabela periódica em 3D. Este artigo discorre, no entanto, apresentando a Química no cotidiano, caracteristica de uma Tabela Priódica, questões voltadas para as demandas educacionais atuais e por fim, o relato da experiência com os alunos. De 45 deles, 92% ficaram satisfeitos com a metodologia aplicada e foram avaliados positivamente por terem objetivos de aprendizagem alcançados. 


Downloads

Download data is not yet available.

References

Scerri, E. R.; The Periodic Table: Its Story and Significance. Oxford University Press: Oxford, 2007.

Brush, S.; Isis 1996, 87, 595. DOI: http://dx.doi.org/10.1086/357649

Moseley, H.; Philos. Mag. 1913, 26, 1024. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/14786441308634968

Moseley, H.; Philos. Mag. 1914, 27, 703. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/14786440408635141

Laing, M.; J. Chem. Educ. 2009, 86, 1183. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/ed086p1183

Scerri, E. R.; J. Chem. Educ. 2009, 86, 1185. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/ed086p1185

ALMEIDA, A. C.; SILVA, N. C.; CARVALHO, Q. C. Utilização de Modelos Moleculares Versáteis de Baixo Custo na Representação Tridimensional das Cadeias Carbônicas. In: Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.

FLÔR, C. C. A história da síntese de elementos transurânicos e extensão da Tabela Periódica numa perspectiva Fleckiana. Quí mica Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 246- 250, 2009.

GODOI, T. A. F. et al. Tabela periódica: um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p. 22-25, 2010.

TRASSI, R. C. M. et al. Tabela Periódica interativa: “Um estímulo à compreensão”. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 6, p. 1335-1339, 2001. Disponível em: . Acesso em: abr. 2015.

Published

2021-11-25

How to Cite

Rocha, U. R., & Guedes, V. R. (2021). METODOLOGIA ATIVA EM UMA AULA DE QUÍMICA: CONSTRUINDO TABELA PERIÓDICA COM PAPER CRAFT. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14996

Issue

Section

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas