DOCÊNCIA MATEMÁTICA E SEUS MOVIMENTOS CURRICULARES MEDIADOS PELO DIGITAL: UMA REVISÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada, Base Nacional Comum, Competências digitais, Ensino de matemática

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm contribuído para a formação continuada de professores matemáticos, sendo o processo de aquisição de competências um importante fator de compreensão desta realidade. O presente artigo tem como objetivo buscar evidências na literatura, para reunir e sintetizar o conhecimento produzido sobre formação continuada, competências digitais e ensino da matemática. Para coleta dos dados foi realizado um levantamento nas bases da CAPES e Google Scholar, entre os anos de 2017-2021. Foram selecionados nove artigos que se adequaram aos critérios de seleção. Evidenciou-se que as novas tecnologias geraram um significativo impacto sobre o papel dos professores os condicionando a buscar um novo perfil docente mais alinhado as demandas hodiernas. Os estudos analisados inferem a necessidade de uma formação significativa, sendo tal processo construído junto as suas próprias experiências, no decorrer de suas carreiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Antônio Araújo Moura, UNIT

Licenciado em Matemática;  Mestrando em Educação- Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT; bolsista PROSUP/UNIT; membro do GPDACC.

Advanusia Santos Silva de Oliveira

Licenciada em Pedagogia; Doutoranda em Educação - PPED/UNIT; bolsista PROCAPSI/UNIT; membro do GPDACC.

Cristina Ramiro dos Santos

Licenciado em Matemática; Mestranda em Educação- PPED/UNIT; membro do GPDACC.

Referências

ARAÚJO, Eliane Oliveira Santos. Tecnologias digitais da informação e comunicação e a alfabetização de nativos digitais. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Tocantins.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.2, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file. Acessado em: 12 setembro 2021.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: http://

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 setembro 2021.

DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da. O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Caderno Dá Licença, v. 5, n. 4, p. 65-74, 2003.

DELMONDES, Rosita Félix. Grau de maturidade de competências dos professores da educação básica com base em padrões criados pela Unesco. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas.

FRANCISCO, Márcia Mangela. Formação continuada para professores do ensino fundamental anos iniciais: a importância das tecnologias digitais na prática docente. 2020. Monografia (Especialização). Universidade Federal do Paraná.

NONATO, Karla Jocelya; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. Atual Bacharel em Matemática: A Urgência do Ensino com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Paradigma , v. 41, n. 2, 2020.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa-Portugal: Educa, 2002.

RABELO, Neliane Mota et al. TIC na formação inicial: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Oeste do Pará.

RIOS, Maria de Fátima Serra. Letramento digital no ensino fundamental: a intencionalidade educativa de seu design pedagógico. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SILVA, Cristiane Paula da et al. As tecnologias digitais na prática pedagógica: sequências didáticas multimídias para o 3º ano do Ensino Fundamental. 2020. Monografia (Especialização). Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVA, Terezinha Rosa da et al. A matemática cotidiana e a matemática escolar na Educação de Jovens e Adultos: aproximações e distanciamentos em aulas remotas. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Tocantins.

SIQUEIRA, Claudiomir Feustler Rodrigues de; MOLON, Jaqueline; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Professores de TDIC nos cursos de formação docente: desafios dos profissionais frente às tecnologias educacionais. Ensino da Matemática em Debate, v. 8, n. 1, p. 42-60, 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Araújo Moura, F. A., Silva de Oliveira, A. S., & dos Santos, C. R. (2021). DOCÊNCIA MATEMÁTICA E SEUS MOVIMENTOS CURRICULARES MEDIADOS PELO DIGITAL: UMA REVISÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14995

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)