OS ENSINOS INFANTIL E PRIMÁRIO EM ALAGOAS (1878-1889): A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA LEÔNCIO DE CARVALHO

Autores

  • CARLOS TIBURCIO DE ARAÚJO ABREU UNIT SERGIPE
  • Cristiano de Jesus Ferronato UNIT SERGIPE (PROFESSOR)

Palavras-chave:

História da Educação, Reforma Leôncio de Carvalho, Ensino infantil e primário.

Resumo

O estudo faz uma análise dos ensinos infantil e primário na Província de Alagoas no final do Império brasileiro, entre 1878 e 1889, período entre a publicação do decreto nº 7.031, de 06 de setembro de 1878, e último ano deste regime no Brasil. Teve como fontes principais os relatórios de Presidentes da província e de Diretores de Instrução Pública em Alagoas, livros e documentos de história da educação em Alagoas e do Brasil, além de pesquisas relacionadas à temática. Por tratar-se uma pesquisa histórico documental, a análise dos dados e do objeto – a Reforma Leôncio de Carvalho (1878-79) – se dão através da Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani. O trabalho possibilita compreender o cenário da instrução pública no marco temporal, em especial à pouca efetivação dos avanços trazidos pela reforma, contribuindo para entender como historicamente, a educação teve pouca atenção do poder público, quando analisamos os dados educacionais alagoanos.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

ABREU, C. T. D. A., & Ferronato, C. de J. (2021). OS ENSINOS INFANTIL E PRIMÁRIO EM ALAGOAS (1878-1889): A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA LEÔNCIO DE CARVALHO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14977

Edição

Seção

GT12 - História da Educação